Prazo para pedir atendimento especializado por nome social vai até esta sexta-feira

Prazo para pedir atendimento especializado por nome social vai até esta sexta-feira

4 meses atrás 0 Por Mayara Ferreira de Araújo

Termina, nesta sexta-feira (21), o prazo para solicitar atendimento especializado e tratamento por nome social na primeira etapa da edição 2022/1 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). O pedido deve ser feito por meio do Sistema Revalida.

Os candidatos devem inserir documentos que comprovem a necessidade do atendimento. Entre os candidatos que podem solicitar atendimento especializado estão: pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestantes, lactantes, idosos, além de pessoas com outra condição específica.

O prazo para o envio dos documentos é o mesmo válido para as inscrições até o dia 21 de janeiro). Os candidatos devem informar na inscrição as condições que motivam a solicitação e inserir a documentação comprobatória, com nome completo e a descrição do diagnóstico, além do código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10). O documento também precisa conter a assinatura e a identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão avalizado.

Conforme prevê o edital, ao fazer a solicitação, é necessário anexar documentos, como foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros e de rosto inteiro (sem uso de óculos escuros e acessórios, como boné, chapéu, viseira, gorro ou acessórios similares). A pessoa também deve anexar cópia digitalizada (frente e verso) de documento de identificação oficial com foto válido, conforme prevê o edital.

Por Mayara Ferreira de Araújo
Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br