Nutricionista explica que tomar leite todos os dias traz muitos benefícios à saúde, mas é preciso ter cuidado para não ultrapassar a dose.

Para algumas pessoas, o hábito de tomar leite diariamente é quase sagrado. Seja com café, whey protein ou achocolatados, a bebida faz parte da rotina do brasileiro. Porém, é preciso ter cuidado para não exagerar na dose.

O leite é um alimento derivado de animais e deve ser consumido sempre em sua versão pasteurizada, para evitar doenças. Ele é composto 90% de água e tem carboidratos e minerais em sua composição.

Exceto em casos de pessoas com intolerância ou alergia a algum componente do leite, a utilização frequente dele é encorajada por se tratar de uma fonte saudável de proteínas e cálcio. A bebida também é rica em vitaminas, especialmente a A.

“A ingestão diária de leite é muito positiva, oferece uma quantidade de proteínas adequada e assegura a boa saúde óssea pela ingestão de cálcio”, indica o nutricionista Alessandro Mascarenhas.

O Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda dar preferência a versões mais puras e desnatadas do produto, já que o leite integral tem uma quantidade excessiva de gordura.

Quais os benefícios de uma ingestão frequente de leite?

  • Manutenção da saúde muscular: o leite é fonte de proteínas para o organismo, especialmente a caseína, que estimula o ganho de massa muscular. Ele também possui cálcio e vitamina D, ambos ingredientes que ajudam a promover o crescimento de massa muscular — tanto é que a maioria dos suplementos whey protein é feita de soro de leite.
  • Proteção imunológica: além do impacto nos músculos, as proteínas do leite contribuem com a formação de hormônios, a elasticidade de tecidos e a composição das células de defesa do organismo.
  • Conservação da saúde óssea: o leite fornece cálcio, que é um mineral importante para a saúde dos ossos e dentes. Em 200 ml da bebida há cerca de 250 mg do mineral, 25% do que os adultos necessitam para o dia.

Quanto leite podemos tomar por dia?

Para obter essas vantagens, porém, não é preciso tomar grandes quantidades da bebida. “Desde que não haja alergias ou intolerâncias, recomendo a ingestão de um copo de leite por dia, cerca de 200 ml”, indica o nutricionista.

Ao contrário do que muitos pensam, o consumo excessivo de leite não está associado ao desenvolvimento de intolerância à lactose. A bebida, porém, não deve ser consumida em quantidades superiores ao meio litro diário, como revelou um estudo de 2012. Esta quantidade expõe o organismo a um excesso de cálcio, que pode levar à diminuição dos níveis de ferro e à anemia.

Por Bruno Bucis
Foto: Getty Images
Jornalismo Portal Pn7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?