Notícias Top Destaque

Pesquisa aponta que cerca de 20% dos jataienses não estão satisfeitos com o sistema de saneamento básico do município

Foto: Arquivo Portal PaNoRaMa
Ainda, 47% dos jataienses apresentou alguma doença ou problema relacionado a água, esgoto, lixo ou drenagem urbana nos últimos seis meses

No mês de julho deste ano, a Prefeitura de Jataí realizou uma pesquisa, através de questionário divulgado em seu site oficial, para saber a opinião dos jataienses sobre o sistema de saneamento básico, limpeza urbana e abastecimento de água do município.

O questionário contava com 19 perguntas com o objetivo de avaliar a prestação de serviço dos quatro sistemas de saneamento básico de Jataí. Houveram 164 respostas.

O resultado, divulgado ontem (28), deve servir de parâmetro para a elaboração e o aprimoramento do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

O PMSB estabelecerá as diretrizes para o saneamento básico e fixará as metas de cobertura e atendimento com os serviços de água, coleta e tratamento do esgoto doméstico, limpeza urbana, coleta e destinação adequada do lixo urbano e drenagem e destino adequado das águas de chuva no município.

A pesquisa aponta que 47% dos jataienses apresentou alguma doença ou problema relacionado a água, esgoto, lixo ou drenagem urbana nos últimos seis meses. Os casos mais comuns são de dengue e diarreia.

Outros dados importantes são: 13,4% dos munícipes considera o atendimento prestado pela Saneago nos serviços de abastecimento de água ruim ou péssimo.

27,4% sente mau cheiro de esgoto em sua rua e 22,6% afirma que há pontos de vazamento de esgoto próximo a sua residência.

Ainda, 30% dos cidadãos que realizaram a pesquisa avaliaram o serviço de esgotamento sanitário da empresa BRK Ambiental como ruim ou péssimo.

Quanto ao sistema de drenagem de água das chuvas, 51,2 % afirmou que não há sistema de drenagem em sua rua.

Por fim, 25% dos munícipes considerou ruim ou péssimo o atendimento prestado pela Prefeitura de Jataí no sistema de drenagem e cerca de 15% considerou ruim ou péssimo o serviço prestado pela Prefeitura no caso de resíduos sólidos.

Vale lembrar que, foi realizada na última segunda-feira (26) uma audiência pública sobre o projeto de Lei do executivo nº 35, que autoriza o Executivo Municipal a realizar parceria com a iniciativa privada para concessão dos serviços públicos de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos domiciliares e dos resíduos de limpeza urbana.

Em pauta, também estava a necessidade de um novo aterro municipal, uma vez que o atual não suportará mais resíduos em menos de três anos.

A prefeitura já liberou nesse mês a versão preliminar do plano municipal de saneamento básico, e está aberta a sugestões neste link.

Larissa Pedriel
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

mm

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as principais notícias do dia

Abrir conversa
Precisa de ajuda?