Projeto PaNoRaMa Slim – Para emagrecer: dieta ou reeducação alimentar?

Saúde e Bem Estar

Depois de muito tempo comendo besteiras, se alimentando mal e não ingerindo nada saudável, com certeza seu peso irá subir. Daí, para a maioria das pessoas a solução é fazer dieta, seja lá qual for, mas de preferência aquela que está na moda ou que sua amiga, conhecida ou vizinha conseguiu perder os quilinhos indesejados. Porém depois de um tempo, você percebe que está acima do peso novamente. E agora, o que fazer? Primeiramente, entender que emagrecer deve ser algo definitivo e só se consegue reeducando o metabolismo e para que isso ocorra, é necessário melhorar a alimentação.

NUMBERS-300x250

Por conta disso, o conceito de dieta deve estar claro. É um regime prescrito por um especialista, como por exemplo, um nutricionista, a uma pessoa específica com restrição total ou parcial de certos alimentos, com um objetivo mais específico, podendo estar relacionado com um problema de saúde ou finalidade terapêutica. Já a reeducação alimentar, também indicada por um especialista, consiste em um processo de aprendizado e de conscientização relacionado com as mudanças de hábitos alimentares de forma gradativa. É apenas a partir do momento que você passa a compreender os seus erros alimentares e busca corrigi-los que você consegue prevenir, recuperar e aumentar sua saúde.

Em alguns casos específicos, pode ser que realmente a pessoa necessite de uma dieta, por conta de, por exemplo, diminuição das taxas de colesterol ou problemas ósseos. Entretanto, deve ter coerência com a saúde e ser acompanhada por um especialista. Além disso, as mudanças alimentares propostas devem se tornar um hábito e passar fome de forma alguma significa algum benefício, já que a ausência de calorias pode significar a falta de alguns nutrientes e acarretar também outros problemas de saúde.

Portanto, a reeducação alimentar se preocupa principalmente com a qualidade dos alimentos ingeridos e a forma correta de se alimentar, como os horários das refeições e as quantidades de cada porção. Outro ponto fundamental é a variedade no cardápio, evitando que o organismo seja privado de nutrientes essenciais, como proteínas, vitaminas, fibras, gorduras e carboidratos. Neste processo, priorizam-se as frutas, verduras, legumes, alimentos integrais, gorduras de boa qualidade como as oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes), ingerir mais peixe e frango do que carne vermelha, além das fontes proteicas vegetais como o feijão, quinoa e soja. É muito importante também a ingestão de líquidos como água, sucos e chás, que além de proporcionarem melhorias na saúde, alguns auxiliam na perda de peso. Dessa forma, a reeducação alimentar pode ser entendida como uma solução definitiva, saudável e mais prazerosa, enquanto que as dietas imediatistas são soluções mais temporárias, visando principalmente ou até mesmo exclusivamente a estética.

Observação: sempre procure a ajuda de um profissional qualificado quando desejar perder peso de forma adequada e pratique com regularidade atividades físicas que lhe proporcionaram queima de calorias e prazer.

Clique aqui para acompanhar nosso projeto.

Rosana de Carvalho / Foto: Alex Alves – Site PaNoRaMa

PARCEIROS:

CERRADO ALIMENTOS NATURAIS

NUTRICIONISTA ANA BEATRIZ VILELA TEIXEIRA MALUF – CRN 2367

  • (64)3631-5512
  • Rua Joaquim Nabuco , 841 – Jataí/Goiás

ACADEMIA PERFORMACE

  • (64)3631-4110
  • Av. Dorival de Carvalho, 1320 – Centro Jataí/Goiás

PERFORMANCE PILATES

  • Fisioterapeuta: Alcione de Lima
  • (64)3636-4682 / 9948-8087
  • Av. Dorival de Carvalho, 1320 – Centro Jataí/Goiás

2 thoughts on “Projeto PaNoRaMa Slim – Para emagrecer: dieta ou reeducação alimentar?

  1. Sempre cuido muito da minha saúde e controlo o peso com alimentação saudável e caminhadas diárias, além de preferir alimentos naturais!

    Indico consumir suplementos naturais em cápsulas, são mais saudáveis e auxiliam na queima das gorduras, principalmente da barriga!

    Um deles é o goji berry e o outro é o café verde. Consumo diariamente e tomo 2 cápsulas por dia sempre 30 minutos antes das refeições!

    Consegui reduzir o meu peso. Pra mim funcionou muito bem, encontrei um produto muito bom, com extrato de goji puro e com preço excelente, além de entregarem bem rápido, gostei mesmo!

    Pra quem quiser conhecer indico o site do Goji berry aqui:
    http://www.gojimais.com.br/

    Conheça também o café verde com goji berry combinados em uma mesma cápsula você encontra aqui: http://www.gojimaiscafe.com.br/

    P.S.: Veja o MultiÔmegas 369 cápsulas com Óleo de Chia, Cártamo e Coco.

    Excelente redutor de gorduras com muito mais saúde!
    Indico o site aqui: http://www.multiomegas369.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.