Foto: Arquivo Portal PaNoRaMa

Mudanças de comportamento podem ser observadas nesses 90 dias de afastamento social

As medidas restritivas que tem por objetivo conter a pandemia de Covid-19 em Goiás se iniciaram com o primeiro decreto estadual, em 15 de março. Quinze dias após o decreto,  o Portal Panorama publicou pesquisa na qual verificava a percepção do público em relação às medidas de distanciamento social. Após 90 dias de publicação do primeiro decreto, analisamos novamente a opinião popular e verificamos mudanças no comportamento. 

A  doença que já matou mais de 427 mil pessoa no mundo e mais de 43 mil só no Brasil, ainda causa muitas controvérsias, sobretudo em relação às medidas que devem ser tomadas em prol da redução de sua propagação. Ao longo desses 90 dias de restrições à circulação e às atividades comerciais, as opiniões e percepções das pessoas tem oscilado bastante, mas o medo da doença é algo que se mantém de forma linear: questionados sobre o medo que tem da doença causada pelo coronavírus, 76% dos participantes responderam que têm medo, tanto em março, quanto em junho. 

Questionados sobre as ações dos poderes públicos em relação à contenção da pandemia os dados tiveram pequenas alterações em relação aqueles colhidos no mês de março. Em relação as ações do presidente Jair Bolsonaro, 34% afirmou concordar, enquanto 66% discorda. Nos âmbitos municipal e estadual, 67% e 65%, respectivamente, dizem apoiar as medidas tomadas pelos gestores, enquanto em março esses números eram de 83% de apoio às medidas tomadas pelo prefeito de Jataí, Vinícius Luz e de 79% em relação às medidas adotadas pelo governador Ronaldo Caiado. 

A pesquisa aponta que 84% acredita ser necessário evitar frequentar bares, restaurantes, festa e eventos sociais, já em relação à percepção sobre o fechamento do comércio vemos uma mudança significativa, atualmente apenas 48% acredita que fechar o comércio seja necessário para conter a pandemia, em março essa porcentagem era de 65%. 

Quanto às precauções individuais, 97% afirma que tem tomado as medidas necessárias para evitar a infecção, tais como o uso de máscara, lavagem periódica das mãos, uso de álcool gel e afastamento social. 

Confira os resultados completos:

 

Por Estael Lima
Foto capa: Vânia Santana
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE