Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767

O câncer de mama não afeta somente humanos, mas também os pets. E é um dos tumores mais comuns, principalmente em cadelas.

Em outubro é realizada a campanha de prevenção contra o câncer de mama como meio de conscientização dos proprietários sobre a importância de exames periódicos de seus animais. Pois com o diagnóstico precoce da doença as chances de cura aumentam bastante.

Alguns dos fatores predisponentes do tumor mamário podem ser pelo uso de anticoncepcionais em cadelas e gatas, os quais são contra-indicados; predisposição racial; idade maior que 10 anos; e a obesidade.

O diagnóstico de câncer de mama se faz pelo exame físico e histopatológico.

A castração precoce, antes ou após o primeiro cio reduz significativamente as chances do animal desenvolver a doença.

O tratamento é sempre cirúrgico com a retirada da cadeia mamaria total ou parcial. A necessidade de quimioterapia vai depender do resultado obtido da biopsia.

Procure um médico veterinário de confiança, leve seu animal para um check up, especialmente se sentiu algum nódulo nas mamas, ou se seu animal é um pet idoso. Todos contra o câncer de mama.

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767
Jornalismo Portal Panorama
Foto Capa: Internet

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

0Shares

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui