NVEAS alerta sobre Dengue, Chikungunya e Febre Amarela

Notícias Top Geral

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Ambiental em Saúde informa a toda população que foi realizado o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti – LIRAa, no período de 03 a 07 de novembro de 2014 e foram encontradas larvas dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, principais transmissores da Dengue, Febre Chikungunya, e Febre Amarela nos seguintes bairros:

Jardim Maximiano Peres, Vila Olavo, Cohacol 5, Vila Sofia, Vila Fátima, José Bento, Setor Aeroporto, Setor Colinas, Vila São Pedro e Centro Faixa B.

Para evitar a transmissão e possível epidemia destas doenças, é fundamental que as pessoas reforcem as ações de eliminação dos criadouros dos mosquitos, adotando medidas diárias que eliminem a água parada no próprio domicílio e arredores. Lembrando que no período de chuva esses cuidados devem ser intensificados.

Quanto a Febre Amarela, além da eliminação dos criadouros, é essencial que o individuo mantenha atualizado seu cartão de vacinação. Para tanto, orientamos a população que procurem Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para vacinar-se contra febre amarela, em especial, moradores da zona rural, imigrantes da região Sul do Brasil, pessoas que praticam o ecoturismo e viajantes com destino a áreas nacionais e internacionais de risco para transmissão da doença. Neste caso, o viajante deverá ser vacinado no mínimo dez dias antes de sua viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.