O Portal Panorama entrevistou o médico infectologista Hélio Ranes de Menezes Filho, Doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e trouxe informações sobre os pacientes recuperados de covid-19 em Jataí.
Atualmente há quatro casos confirmados de infecção por covid-19 no município de Jataí. Desses casos, dois apresentam critérios de cura: os pacientes apresentaram melhora clínica e dos sintomas após 14 dias de isolamento domiciliar e foram consideradas curadas, informou o infectologista. Esses pacientes tiveram sintomas leves e não apresentaram pneumonia, ambos se contaminaram fora do país.
Hélio Hanes informou que os outros dois pacientes contaminados ainda não são considerados curados. Um deles esteve internado por apresentar quadro de pneumonia, mas atualmente encontra-se em isolamento domiciliar.O outro paciente está internado, pois necessita de maiores cuidados uma vez que se trata de indivíduo idoso e que apresenta quadro clínico mais delicado, com problemas cardíacos.
Como ainda não existe medicação específica para o covid-19, os pacientes são tratados com medicamentos que amenizam os sintomas, como antitérmicos e remédios para dor. Quando há comprometimentos respiratórios os pacientes são tratados conforme os protocolos de doenças como pneumonia, asma ou bronquite.
Aproximadamente 1,4 milhão de pessoas já foram infectadas com o novo coronavírus no mundo e destas, cerca 80 mil perderam suas suas vidas e aproximadamente 300 mil foram consideradas recuperadas. Para o infectologista jataiense, os dados são inconsistentes no momento, uma vez que a pandemia está em curso e muitos dados não tem chegado de forma eficiente à Organização Mundial de Saúde (OMS) e ainda há de se considerar que provavelmente há muitos casos não notificados.
Por Estael Lima
Foto capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br