Novidades: Instrução da Gestão de Agrotóxicos tem normativa editada pela Agrodefesa

Temos novidades na gestão de agrotóxicos. Esse fato foi devido a edição da Agrodefesa na Instrução Normativa nº 03/2019. A IN dispõe sobre a regulação do Sistema de Inteligência e Gestão Estadual de Agrotóxicos (Sigea) e sobre as normas para o comércio eletrônico de defensivos agrícolas e afins no Estado de Goiás.
A nova instrução, que revoga a Instrução Normativa nº 13/2019, traz diversas adequações e atualizações sobre a gestão de agrotóxicos em GO. Além disso, foi atualizado também alguns pontos do Programa Agroativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas afinal, quais mudanças foram realizadas?
As mudanças ocorreram nas seguintes normativas. São elas:
- Artigo 3º, inciso I: foi adicionada a expressão ‘ferramenta operacional de educação sanitária’;
- No artigo 7º, parágrafo 4: Acrescido o texto “O cadastro das propriedades rurais usuárias de agrotóxicos não existente na Agrodefesa deverá ser realizado atendendo ao disposto neste artigo, enquanto as já cadastradas terão apenas seus cadastros atualizados.”;
- No artigo 9º, parágrafo 3 e 4: “3º Na emissão de receita agronômica, o profissional emitente deve registrar sua assinatura, seja de próprio punho, de maneira eletrônica, por certificação digital ou ferramenta equivalente: 4º emissores de receitas agronômicas, comerciantes e empresas de software de emissão de receita agronômica deverão utilizar ferramentas que promovam a veracidade de logins, cadastros, assinaturas e certificações digitais, nos termos da legislação pertinente, para a assinatura em receitas agronômicas bem como no envio de dados pelo Sidago via Web service.”;
- No artigo 11: Foram adicionados dois parágrafos (2º e 3º) para melhor compreensão sobre o texto e inserção de coordenadas geográficas na receita.
- No artigo 24: alterações em terminologias sobre classificação das propriedades, referentes aos termos do Agroativo;
- No artigo 31: houveram alterações quanto ao texto para melhor compreensão.
Fonte: Governo de Goiás
Amaral e Melo Advogados
Contato: site: amaralemelo.com
Share this content: