Automóvel

Nhec-Nhec: Barulhos e chiados que assombram seu carro

Aprenda a identificar os ruídos e problemas que podem ocasionar

É extremamente comum, ao dirigir, ouvir inúmeros barulhos e ruídos estranhos oriundos de muitos lugares do carro. Alguns motoristas classificam como: assobios, roncos, rangidos, chiados e batidas secas, que sempre os deixam inseguros e com aquele famoso pézinho atrás.

Apesar da vasta miscelânea de ruídos, alguns são mais graves que outros e requerem maior atenção. Pensando nisso, o Portal PaNoRaMa reuniu algumas dicas para que você identifique o problema que assola seu veículo, mas claro, é imprescindível resolver a questão junto à um profissional especializado, um mecânico de confiança.

Chiado quando se freia

Trata-se de um chiado agudo, uma espécie de assobio ao se pisar no freio. Pode ser originado do atrito entre os componentes, do desgaste e uso longínquo das pastilhas. Situação que, ao persistir, pode ocasionar o mau funcionamento dos freios, aumentando consideravelmente o risco de acidentes.

Barulho incessante na dianteira

Há uma enorme possibilidade de ser problemas no motor, caso ouça-se um ruído constante na dianteira do automóvel. São inúmeras as vertentes do problema, tais como : tensão na correia dentada e avaria na bomba d’água. O ruído incessante também pode ser indícios de problemas nos rolamentos das rodas ou do alternador.

Ruído grave na dianteira

Você escuta um barulho grave e seco vindo da dianteira sempre que passa por uma lombada ou buraco? Pode ser que um dos coxins, amortecedores,do motor esteja danificado. A falta de apoio ao motor e a vibração intensa podem originar problemas mais sérios.

Cri Cri Cri

Famoso barulhinho de grilos. São intermitentes, deixam o motorista irritadiço e majoritariamente originados por problemas quanto ao revestimento da cabine ou em peças não tão bem encaixada da lataria. Não são tão sérios mas podem ser bem dispendiosos, estima-se que até R$5.000.

Roncos

Caso o barulho pareça a um ronco quando o carro está ligado ou em movimento,muito provavelmente, seu veículo está dando sinais de fadiga dos rolamentos. Problema de cunho seríssimo, afinal, traz risco de travamento das rodas, situação que pode ocasionar acidentes.

Ruído agudo na direção

Problema na direção hidráulica é, com frequência, a fonte dos ruídos ao girar o volante. As baixas incidências de fluidos endurecem o volante e dificultam as manobras do condutor. Caso sério no que tange acidentes.

Rangidos

Se passar por lombadas ou os frequentes buracos e ouvir um som de “nhec-nhec” saiba que são problemas relacionados à suspensão ressacada ou frouxa. Os pneus são os que mais sofrem quando isso acontece e se desgastam terrivelmente.

Carolina Craveiro Carvalho
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
portalpanorama.not.br