Por isso, de acordo com nutricionistas, existe uma lista de alimentos que ora são vistos como vilões, ora com mocinhos, dependendo da dieta e tipo de alimentação de cada pessoa.

Todo mundo conhece algum alimento que já foi vilão ou mocinho nas diversas dietas que existem por aí. Além disso, sempre aparece uma novidade que parece ser a solução milagrosa para tudo, porém, o correto é analisar melhor e repensar alguns hábitos de alimentação e estilo de vida para que assim possa haver o consumo equilibrado de diversos alimentos, sem riscos ou paranoias.

Por isso, de acordo com nutricionistas, existe uma lista de alimentos que ora são vistos como vilões, ora com mocinhos, dependendo da dieta e tipo de alimentação de cada pessoa.

Veja abaixo os principais incompreendidos nas dietas:

Pão

É vilão por quê? É fonte de carboidratos e costuma ser feito à base de farinha branca, que contém glúten e alto índice glicêmico.

Sua redenção: por ser rico em carboidrato, é importante para dar energia no dia a dia, auxiliando ainda no humor e bem estar. Quando ingerido nas formas integrais, tem fibras que auxiliam na motilidade intestinal e colaboram para a sensação de saciedade.

Carne vermelha

É vilã por quê? O consumo excessivo deste tipo de carne pode acarretar aumento de colesterol já que tem mais gordura do que a carne branca. Pode aumentar também a concentração de toxinas no corpo e dificultar a filtração e eliminação pelos rins.

Sua redenção: a carne vermelha é uma das principais fontes alimentares de ferro e proteína. Este mineral é importante no transporte de oxigênio pelo corpo e as proteínas são essenciais na formação de novas células. Além disso, o ferro presente na carne vermelha é mais bem absorvido pelo organismo.

Batata

É vilã por quê? Fonte de carboidratos simples, é vista como responsável por engordar, principalmente se for frita e consumida em grandes porções.

Sua redenção: a batata doce é excelente como fonte de energia ao corpo, sendo substituta para outros alimentos como arroz e massas.

Coco e abacate

São vilões por quê? Possuem grande quantidade de gorduras e são mais calóricos do que a maioria das outras frutas.

Sua redenção: o abacate é excelente para reduzir os níveis de cortisol e combater inflamação. O coco possui quantidade significativa de ácido láurico e monolauril, substâncias que reduzem o armazenamento de energia nas células. Além disso, as duas frutas possuem boa variedade e quantidade de vitaminas e minerais.

Castanhas

São vilãs por quê? São ricas em gordura e, mesmo que sejam boas, possuem alta densidade de energia e por isso devem ter sua ingestão moderada. Uma porção de castanhas não deve ultrapassar 8 unidades.

Sua redenção: fontes de vitamina E e antioxidantes. Além disso, sua gordura é responsável por auxiliar no controle do colesterol ruim (LDL).

Alimentos diet

São vilões por quê? Apesar da retirada do açúcar do alimento, não faz com que se torne menos calórico e mais saudável, já que é necessária a adição de outros ingredientes para manter a textura e sabor, como gorduras.

Sua redenção: por serem diet, são indicados para pessoas diabéticas, que precisam controlar a quantidade de açúcar no sangue.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE