Nariz entupido: Entenda os riscos de usar descongestionantes nasais em demasia

Nariz entupido: Entenda os riscos de usar descongestionantes nasais em demasia

É muito irritante tentar e não conseguir respirar de forma adequada e, em função disso, muitas pessoas recorrem, com frequência, aos descongestionantes nasais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gov de Goiás

Qualquer gotinha pingada já faz uma diferença enorme e ajuda muitíssimo. Dessa forma, é muito fácil desenvolver um vício e o uso em demasia, sem necessidade.

Os mais comuns são os: Neosoro e Sorine, mas independentemente da marca, todos produzem o mesmo efeito quando usados sem precisão verdadeira.

Os descongestionantes ocupam o terceiro lugar na lista de problemas oriundos do uso indiscriminado e incorreto de remédios e de efeitos colaterais, atrás somente de anti-inflamatórios e analgésicos, segundo o Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox).

Dentre os perigos do uso excessivo está a: rinite medicamentosa, que consiste basicamente num efeito rebote, potencializando a irritação no nariz. Desta forma, o efeito do remédio passa a perder sua eficácia, de maneira que a pessoa intensifique o uso continuado do mesmo.

O agrave é ainda maior, uma vez que pode ocasionar taquicardia e hipertensão. Quando num quadro muito complicado, até mesmo a morte pela arritmia cardíaca e os picos de pressão arterial.

Vale ressaltar que os descongestionantes são contraindicados para os hipertensos e com problemas no coração.

Para solucionar o problema, recomenda-se o uso de soro fisiológico para aqueles que têm uma congestão mais pontual, já para os que têm desvios e lesões no septo é importante avaliações clínicas, laboratoriais e, por fim, cirurgia.

Carolina Craveiro Carvalho
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Share this content:

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.