Mulheres podem colocar DIU gratuitamente em Goiás; veja o passo a passo de como conseguir

Foto: Reprodução

Procedimento deve ser feito pelo Sistema Único de Saúde e, em Goiás, costuma ocorrer no período de um mês.

Através do Sistema Único de Saúde (SUS), as mulheres brasileiras têm direito ao DIU gratuito através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em hospitais públicos. Em Goiás, segundo usuárias do sistema, o método contraceptivo que possui 99% de eficácia pode ser adquirido gratuitamente um mês após a solicitação.

Pode utilizar o dispositivo, de acordo com o Ministério da Saúde, qualquer mulher que esteja na adolescência até a menopausa. Têm prioridade e poderão ter acesso ao DIU imediatamente as pacientes que acabaram de ter um filho ou as que sofreram um aborto. Lactantes também podem utilizar o aparelho de cobre, sem o hormônio, que não trará prejuízo para a produção ou qualidade do leite materno.

Para isso, é necessário buscar atendimento em uma UBS ou hospital público. As autoridades de saúde recomendam ligar no local para checar se o procedimento cirúrgico está disponível na unidade. Em seguida, a mulher deve marcar uma consulta com o médico ginecologista da unidade e realizar o exame preventivo para saber se tem propriedade física para colocar o DIU.

Somente após a avaliação, o médico irá agendar uma data para a inserção do dispositivo. No SUS, o DIU tem duração de três, cinco ou dez anos e o paciente precisa retornar ao médico depois de um mês para saber se o corpo se adaptou ao método contraceptivo.

Em outubro do ano passado, o Ministério da Saúde recomendou que a inserção do DIU seja feita apenas por médicos capacitados para o procedimento, e não por enfermeiros. A medida consta em nota técnica da pasta ressalta que, embora seguro, trata-se de um procedimento invasivo não isento de riscos e complicações. Dessa forma, é necessário que o profissional tenha não apenas expertise na inserção, mas seja capaz de diagnosticar e tratar as complicações.

Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?