Por unanimidade, foi aprovado projeto dos vereadores Marina Silveira e Carlinhos Canzi que institui o Programa de Distribuição Gratuita de Absorventes Higiênicos para mulheres em situação de vulnerabilidade social em Jataí.
“O nosso objetivo é combater a pobreza menstrual e a falta de acesso da grande maioria da nossa população feminina a recursos que possibilitam a aquisição de produtos de higiene necessários ao período da menstruação feminina”, explicaram os autores.
“Importante apontar que muitas entidades nacionais e internacionais têm denunciado e buscado combater a precariedade menstrual ou pobreza menstrual. Sendo assim, dentro da nossa competência parlamentar nós também devemos estar engajados nessa luta. A título de informação, em pesquisa recém-divulgada revelou-se que 28% das mulheres brasileiras deixaram de ir à aula por não conseguirem comprar o item de higiene menstrual. Destas, 48% dizem que tentaram esconder o real motivo pelo qual faltaram à escola e 45% acreditam que sua ausência impactou negativamente seu desempenho escolar”.
Francisco Cabral – Direção de Mídias
Câmara Municipal de Jataí
Foto Capa: Vânia Santana – Portal Panorama
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br