Clima Tempo Previsão Cidade Jataí Goiás Drone Igreja Catolica Catedral

Foto: Arquivo Portal PaNoRaMa

A obra que celebrizou esse jovem sem dúvida foi a Catedral do Divino Espírito Santo de Jataí...

O jataiense Márcio Heloísio era filho de Jerônimo Quirino de Carvalho e Luzia Costa Barros. Casou-se com Zeni Paranhos e dessa união surgiram dois filhos: Laurene e Mardel. Márcio perdeu seu pai ainda na adolescência. Depois de sua primeira fase de vida escolar, se transferiu para Goiânia para dar sequência aos seus estudos. Ingressou na Universidade Católica de Goiás, onde fez Arquitetura e graças a sua capacidade criativa passou a desenvolver projetos residenciais e de grandes edifícios na Capital. Suas obras se destacaram na engenharia principalmente pela aplicação artística de concreto armado.

Na verdade, a obra que celebrizou esse jovem sem dúvida foi a Catedral do Divino Espírito Santo de Jataí, construção iniciada em 1984 e que levou nove anos para ficar pronta e se tornou monumento símbolo de Jataí e o ponto mais fotografado da cidade. Vista do alto, a igreja lembra o formato de um favo de mel. Sua fachada é composta de 12 colunas simbolizando os apóstolos de Cristo.

Esse templo surgiu graças à iniciativa e empenho do Bispo Dom Benedito Domingo Coscia. Sua inauguração ocorreu em 1993 com a presença do representante do Papa no Brasil. Os imensos painéis de Arte Sacra e passagens do Novo e Velho Testamento são obras pelo artista plástico Cláudio Pastro. Possui ainda uma cripta, onde estão enterrados os padres que exerceram o bispado em Jataí.

No período do prefeito Dorival de Carvalho, Márcio Heloísio elaborou diversos projetos residenciais que ainda hoje se destacam na cidade. Por solicitação do prefeito elaborou anteprojeto de nova sede do Fórum Municipal e de uma Biblioteca Municipal. O plano do prefeito não teve sequência porque o mandato estava no fim e as obras necessitavam de mais tempo.

Para inauguração da nova sede da Prefeitura Márcio atuou em alguns detalhes, como nas divisórias do interior do prédio e no desenho da estante e mesa do Gabinete do prefeito, hoje utilizadas pela Câmara de Vereadores.

Quem se der ao trabalho de buscar na internet a autoria do projeto da Catedral vai perceber que em dezenas de sites publicados sobre o assunto em nenhum deles cita o autor do projeto, como se isso fosse coisa secundária.

Com tantos elogios e reconhecimento da significação e grandeza dessa Catedral de beleza plástica ímpar, tanto a Prefeitura quanto a Câmara de Vereadores ainda não se deram ao trabalho de homenagear esse artista/arquiteto Márcio Heloísio.

Por DC Melo
Foto: Arquivo – Portal Panorama
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?