Por Nalanda Gabrielle, do Portal Pn7
Foto: Vânia Santana – Portal Pn7
Em resposta a uma série de comentários negativos e ameaças compartilhadas em redes sociais e grupos de mensagens instantâneas, as quatro lojas maçônicas de Jataí emitiram uma carta aberta à sociedade esclarecendo a origem, o financiamento e o propósito do monumento recém-instalado na rotatória do anel viário, próximo ao Parque de Exposições da cidade.
A polêmica começou quando alguns moradores utilizaram as plataformas digitais para criticar o monumento, com mensagens ofensivas e até ameaças de vandalismo. Um dos comentários dizia: “Governo do anticristo, a maçonaria é só um, dos tentáculos”, enquanto outro sugeria que “uma máquina deveria jogar tudo no chão”, questionando a utilidade da obra. Além disso, algumas postagens politizaram o monumento, insinuando que seria uma ação desnecessária promovida pela prefeitura.
No entanto, segundo a carta aberta assinada pelos presidentes das quatro lojas maçônicas de Jataí – Loja Liberdade do Sudoeste, Loja Obreiros do Cerrado, Loja Vasco Coutinho e Loja 28 de Julho –, a obra foi integralmente financiada pelas lojas maçônicas ao custo de R$ 45.000,00, sem qualquer participação financeira do poder público. A área onde o monumento foi instalado foi cedida através de uma requisição formal ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e à Prefeitura de Jataí.
De acordo com o comunicado, o monumento tem como objetivo preservar a história da Maçonaria, uma instituição que há anos contribui com ações sociais em Jataí e em várias outras cidades do Brasil, especialmente no estado de Goiás. Monumentos e praças dedicados à Maçonaria são comuns em várias regiões como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade.
A Maçonaria, que atua em diferentes áreas da sociedade jataiense, destaca na carta aberta que seu trabalho está presente em várias entidades e famílias da cidade. Além disso, reafirma os princípios da fraternidade, igualdade e liberdade, que norteiam suas atividades.
O documento termina com a assinatura dos presidentes das lojas maçônicas locais: Valtenes Oliveira Santana (Loja Liberdade do Sudoeste), Anoval Cunha Queiroz (Loja Obreiros do Cerrado), Roberto Augusto Lobato (Loja Vasco Coutinho) e Marcos Pereira da Silva (Loja 28 de Julho). O grupo conclui o texto pedindo respeito e compreensão por parte da população.
A carta aberta ainda reforça a importância de se combater a disseminação de informações falsas e de manter o debate público em um nível de civilidade, lembrando que a preservação do patrimônio histórico e cultural é de interesse coletivo.
Os serviços prestados pela maçonaria no brasil e no mundo são relevantes a umanidade: e muito lindo como ajuda em hospitais, escolas e muitas outras instituições. Os incomformados que faça o mesmo; servindo aos mais sofridos e carentes, e terá meu respeito. Aos maçons: gratidão.
Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará,todos sabem de onde provém a maçonaria,mas é mais fácil fechar os olhos ,a mentira hoje em dia tá sendo mais aceita,mas enfim ,os senhores do mundo tão preparando a agenda de 2030,acorda pivo
Gostaria de saber de onde vem a maçonaria, você poderia me explicar ?
Nós acreditamos no mesmo Deus que você, só somos mais cristãos já que não ficamos julgando o que não conhecemos
A ignorância de algumas pessoas da atualidade chega a ser espantoso.
As pessoas preferem ouvir informações mastigadas por falsos profetas ao invés de buscarem o conhecimento através da leitura e reflexão.
Sou profano e tive oportunidade de assistir sessões abertas ao público; em todas elas, o Livro Sagrado é levado ao centro da Loja.
Frise-se que a Maçonaria está presente em muitas obras da caridade.
Que o espírito de liberdade, igualdade e fraternidade direcione a injúria dos incautos ao conhecimento de si e da história da humanidade. A Maçonaria tem, historicamente, participado decisivamente das grandes mudanças necessárias à sociedade e em grandes campanhas assistenciais.
Essas lojas ajuda muito o município com ações grandiosas não parem acho que quem critica deveria fazer o mesmo ajudar o próximo como eles fazem
A maçonaria uma ordem milenar, que ajuda a muitos sem aparecer, mas a ignorância de alguns, não devem afetar o apoio, o trabalho e a benemerência dos Irmãos, que o mundo seja mais pacífico e a ordem é a paz, tragam muita prosperidade para o município de vocês, que muita luz.
Parabéns pelo belo marco a cidade e ao trabalho dos irmãos.
Absurdamente pessoas julgam sem nenhum conhecimento de causa, e ainda ferem princípios tão buscados, sendo um deles a LIBERDADE! É muito triste observar que a humanidade evoluiu tão pouco, mesmo passando por tempo tão difíceis! A maçonaria é um órgão que tem ajudado muito não somente no setor financeiro mas também na ordem! Lamentável!
Prezam tanto a liberdade..mas não hesitam em violar a liberdade alheia de quem não quer isso em locais públicos. Deveriam ficar restritos às sombras de suas lojas(que não tem nem janelas) onde adoram seu gadu. Essa praga se enfiltrou no estado brasileiro e não mais…é um câncer. Maçonaria é ocultismo judaico com filosofia egicipia. É o que vai trazer a desgraceira da nova ordem mundial.
Você sabe que o mesmo pode ser dito sobre símbolos cristãos né? Pq quem não é pode usar a mesma desculpa que você pra dizer que os cristãos estão violando a liberdade dos que não querem isso lá… Aliás, você sabia que uma igreja que deixa o som alto viola a liberdade do vizinho que não quer ouvir pregação?
Prezados Senhores Valtenes Oliveira Santana, Roberto Augusto Lobato, Anoval Cunha Queiroz e Marcos Pereira da Silva,
Recebi com atenção e respeito a carta aberta à sociedade jataiense sobre o monumento erguido pelas quatro Lojas Maçônicas de Jataí. Gostaria de parabenizá-los pela iniciativa de preservar a história e os princípios da Maçonaria, que, conforme destacado, tem sido uma força ativa no apoio social e no desenvolvimento de nossa comunidade.
A Maçonaria, como bem explicado na carta, representa valores fundamentais como a liberdade, igualdade e fraternidade, que são essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e humana. O trabalho filantrópico e a busca pelo aperfeiçoamento moral e espiritual de seus membros têm um impacto positivo que transcende as fronteiras de suas lojas, beneficiando inúmeras pessoas e instituições.
A iniciativa de construir este monumento como símbolo desses ideais, e a clareza com que vocês demonstram o compromisso da Maçonaria com a sociedade, é louvável. Reconheço, com apreço, o esforço financeiro das lojas envolvidas e o cuidado em realizar essa obra sem a utilização de recursos públicos, evidenciando o espírito de doação e serviço que norteia a Ordem.
Que este monumento sirva não só como um marco físico, mas também como um lembrete dos valores que precisamos cultivar em nossas vidas diárias. Agradeço por compartilhar essa mensagem e desejo que o trabalho de suas lojas continue a inspirar e a promover o bem-estar da nossa comunidade.
Com respeito e admiração,
Maurício Cavalcante de Souza
As vezes comentamos algum tema sem o menor conhecimento de causa.
Para se ingressar na Maçonaria é preciso que a pessoa tenha uma crença, isto é, acredite em Deus.
Provavelmente um ateus não será admitido nos quadro da ordem mecânica.
O Patrono da Maçonaria é São João, a Bíblia é seu livro sagrado, seu símbolo é formado por instrumento de trabalho que São o compasso e o esquadro, utilizados pelos construtores, a Ordem se dedica à filantropia, sendo recomendado que não se divulgue os atos praticados pela Maçonaria em benefício de alguém.
Portanto acho que a Maçonaria presta relevantes serviços à humanidade, como Rotary e tantas outras entidades benevolentes.