Líderes nacionais reconhecem trajetória política de Maguito

Líderes nacionais reconhecem trajetória política de Maguito
Foto: divulgação

A morte do prefeito licenciado de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), teve repercussão nacional. Ex-senador, deputado federal e integrante da Assembleia Nacional Constituinte, o emedebista era reconhecido por grandes lideranças do País.

Ex-presidente da República, o senador Fernando Collor (Pros) usou as redes sociais para prestar homenagem a Maguito. “Manifesto meu profundo sentimento de pesar e solidarizo-me aos familiares. (…) Ao longo dos 45 anos de vida pública, Maguito não mediu esforços para trabalhar em prol do povo de Goiás. Que Deus o receba”, escreveu em publicação acompanhada de uma foto dos dois ainda jovens.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), decretou luto oficial de três dias na Casa, devido à morte de Maguito. Em suas redes sociais, ele destacou a experiência do goiano.

“Dia triste pela partida precoce do amigo Maguito Vilela. Um dos líderes mais experientes que já tive a chance de conhecer”, escreveu Maia. Ele também deixou sentimentos à família, em especial a Daniel Vilela (MDB), ex-deputado federal e filho de Maguito. “[Daniel] certamente levará adiante a luta e a história do pai.”

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), disse que esse foi um dia triste para Goiás. “Foram 45 anos de vida pública. Um grande brasileiro. Uma grande perda. Meus sinceros sentimentos à família, aos amigos, aos goianos e aos admiradores de Maguito por todo o Brasil.”

Ex-Colegas

Ex-governador do Ceará e ex-ministro, Ciro Gomes (PDT) escreveu: “Triste com a partida desse grande brasileiro. Mais uma vítima da Covid-19. Sua história de luta pelo Brasil e principalmente pelo Centro-Oeste do País é inspiradora.”

A também ex-ministra e ex-senadora Marina Silva (Rede) lembrou dos tempos em que dividia o Senado com o emedebista. “Além do convívio no cotidiano do Senado, tivemos uma convivência mais próxima quando visitamos várias cidades do Brasil no desenvolvimento dos trabalhos da Comissão Mista Especial para estudar as causas da pobreza.”

O vereador de São Paulo Eduardo Suplicy (PT), que foi colega de Senado de Maguito entre 1999 e 2007, também se solidarizou e disse que, como senador, o emedebista “sempre se destacou por seu trabalho em defesa da democracia.”

Senadores também se manifestaram, entre eles Vanderlan Cardoso (PSD), que foi adversário de Maguito na disputa pela Prefeitura em 2020. “Goiânia perde um grande gestor. Goiás e Brasil perdem um grande político e nós perdemos um grande amigo”.

Jorge Kajuru (Cidadania) lembrou do episódio em que apresentou Galvão Bueno a Maguito, na época governador. “Os dois viraram amigos. Todo aniversário de Galvão, o único político convidado era Maguito. Goiás está aos prantos. Kajuru, ser humano, está sem palavras”, disse.

Galvão, aliás, também se manifestou. “Hoje perdi uma pessoa muito querida. Não costumo ter amigos de verdade na política. Maguito Vilela foi uma rara exceção. Ele trouxe os ensinamentos básicos do esporte: ser competitivo, ter lealdade, lutar pelas vitórias, mas entender que algumas derrotas são inevitáveis.”

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) também se manifestou: “O prefeito estava há dois meses nessa luta. Eu conhecia o Maguito, ele foi soldado do Batalhão da Guarda Presidencial no final da década de 60. Era uma liderança expressiva aqui no Estado de Goiás e também de nível nacional era muito conhecido. Eu lamento profundamente o falecimento dele”.

Fonte: O Popular
Foto: Divulgação
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Share this content:

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.