José Mário Schreiner vem a Jataí e fala sobre criação de feira do setor lácteo no município

Notícias Top Geral

Em pesquisa divulgada recentemente pelo IBGE, Goiás se destacou como o 4º maior produtor de leite do Brasil, responsável por 10,5% da produção nacional, ficando atrás apenas de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. Por conta disso, é importante ressaltar a representatividade para o setor lácteo de dois municípios goianos, que compõem a lista dos 5 maiores produtores de leite do país, Piracanjuba e Jataí.

Reforçando ainda mais a importância desta atividade pecuária, Edson Novaes, economista e chefe do Departamento Técnico da Faeg, afirmou que “o leite é a única atividade presente nos 246 municípios goianos. A atividade gera hoje mais de 300 mil empregos diretos e indiretos, gerando mensalmente para Goiás mais de R$ 4 bilhões”. Porém, nem tudo é maravilha, já que a atividade padece com gargalos de infraestrutura e de produção, que afetam a capacidade produtiva de toda a cadeia láctea.

Por conta de tudo isso e levando em consideração o destaque do nosso município em relação à produção de leite, aconteceu no dia 20 de outubro, terça feira, no gabinete da presidência da Câmara Municipal de Jataí, uma reunião entre vereadores e produtores de leite com o intuito de discutir a possibilidade de criação de um grande evento leiteiro na cidade. Com isso, novos investimentos de empresas do setor seriam atraídos para o município, melhorando a economia local, como afirmam os produtores rurais.

Os presentes nesta reunião ressaltaram ainda que, com o apoio da Câmara, da Prefeitura, da Federação de Agricultura do Estado de Goiás (Faeg) e do Sindicato Rural de Jataí, muitos recursos podem ser obtidos junto a empresas para a realização da feira do setor lácteo, que será totalmente voltada aos negócios, inclusive com o maior torneio leiteiro de gado Girolando da história do Estado.

Dessa forma, reafirmando o compromisso com o setor, aconteceu nesta terça feira (27), outra reunião, desta vez com a presença do presidente da Faeg, José Mário Schreiner, para aprofundar o debate sobre a criação da feira. Na ocasião, políticos, representantes do Sindicato Rural e produtores rurais debateram sobre a importância da produção de leite para o município, os gargalos que o setor enfrenta e a necessidade de atrair novos investimentos, coadunando com a criação da feira tecnológica do setor lácteo em Jataí. Por conta de tudo isso, José Mário posicionou-se favoravelmente à criação de tal evento, juntamente com a parceria do Senar Goiás, Sindicato Rural e CNA, com a certeza de que a feira será uma realidade para Jataí.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.