JATAÍ | Secretaria de Saúde desenvolverá ações do “Janeiro Roxo” a partir de hoje

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá a partir desta quarta-feira (24), ações educativas nas unidades de saúde do município, por ocasião do movimento Janeiro Roxo que visa o combate a hanseníase.
As atividades acontecerão até o dia 31, dia em que a ação será intensificada em algumas unidades de saúde com orientações médicas e exames físicos gratuitos em pessoas acima de 10 anos, com prioridade para aqueles que apresentam indícios da doença.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira as unidades que realizarão os exames no dia 31 – das 08h às 11h e das 13h às 17h:
Policlínica Municipal de Saúde – Dr. Milton Quirino Barbosa
R. Deputado Manoel da Costa Lima, nº 1661 – St. Santa Maria
(64) 3636-1057
UBS Conjunto Rio Claro – Dr. Nestor Cury
Alameda Rio Claro, esquina com Alameda Rio Verde – St. Conj. Rio Claro I
(64) 3636-1061/ 3636-1033
UBS Santo Antônio – Professor José Barros Cruz
R. do Rosária, esquina com rua 03 – St. Santo Antônio
(64) 3636-1064
Os casos suspeitos serão encaminhados para consulta médica para confirmação do diagnóstico e indicação de tratamento.
A Hanseníase
A Hanseníase, também conhecida como “lepra” é uma doença infecciosa causada por uma bactéria capaz de lesionar nervos periféricos e ocasionar diminuição de sensibilidade ou força para segurar objetos. Geralmente apresenta manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nas mãos, pés e olhos, mas pode atingir outras áreas do corpo também.
Embora tenha cura, a doença pode causar incapacidade física se o diagnóstico for tardio ou se o tratamento não for feito adequadamente.
A contaminação ocorre através do contato direto com doentes sem tratamento que eliminam a bactéria através do aparelho respiratório por meio de secreções nasais, gotículas da fala, tosse e espirro. Os sintomas podem levar de 2 a 5 anos para aparecerem.
Apesar de ser raro, algumas espécies de animais que carregam a bactéria também podem transmitir a doença aos humanos: tatu, chimpanzé africano, macaco mangabey e macaco cinomolgo.
Sintomas:
- Surgimento de manchas ou pigmentos na pele;
- Aumento da espessura e consistência da pele, podendo, às vezes ser acompanhada de rubor;
- Aparecimento de nódulos ou inchaço nas partes mais frias do corpo, como, orelhas, mãos e cotovelos;
- Sensibilidade da pele aumentada, reduzida ou ausente;
- Dor e espessamento dos nervos;
- Perda da sensibilidade de membros inervados, como olhos, mãos e pés;
- Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência;
Campanha Janeiro Roxo
No último domingo de janeiro é celebrado o Dia Mundial do Hanseniano, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1954, a partir do apelo do jornalista francês Raul Fourreaux, que viu a importância de se discutir a doença anualmente.
Em 2016, o Ministério da Saúde criou a campanha “Janeiro Roxo”, ação que visa, oferecer esclarecimentos, diagnóstico e tratamento às vítimas da doença. Nesse contexto, a Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) – entidade médica que completa 70 anos em 2018, responsável pela certificação dos médicos hansenologistas no País – desenvolveu a Campanha Nacional “Todas Contra a Hanseníase” que vem sendo implantada em vários municípios brasileiros.

Fonte: COMUNICAÇÃO/PMJ
Jornalismo Portal Panorama
Share this content: