Conforme previsto pelos meteorologistas, a temperatura caiu muito por todo o país desde o último domingo e deve seguir em baixa pelos próximos dias. Na madrugada desta quarta-feira, 18 de maio, a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, instalada na Cidade Universitária da UFJ, registrou a mínima de 5,5° celsius. No entanto, mesmo a incidência de ventos moderados leva à sensação térmica de temperaturas ainda mais baixas.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Entre no grupo do Portal Panorama
Segundo a professora Regina Maria Lopes, da área de meteorologia da UFJ, a massa de ar frio que atingiu o Brasil tem causado baixas temperaturas em diversas regiões. “Na nossa cidade, a mudança do tempo foi marcada com o registro de chuva no último domingo (15), em seguida com o deslocamento da massa de ar frio de origem polar, ocorrendo um declínio nas temperaturas, como por exemplo, hoje 18/05 a temperatura mínima registrada no período da manhã foi de 5,5°C”, destacou a professora.
“Segundo a previsão do INMET, a tendência de diminuição da temperatura do ar, apresenta condições favoráveis a formação de geada, em Jataí a previsão para amanhã, 19, é 2°C graus podendo ocorrer geada. Para os próximos dias e final de semana, as temperaturas mínimas poderão oscilar entre 6 e 11°C, e a temperatura máxima prevista é 29°C”, informa Regina Maria Lopes.
As temperaturas máximas em todo o estado caíram cerca de 10°C em uma semana e seguem em queda até o fim da semana, inclusive na capital, que deve ter mínima de 6°.
Por Estael Lima
Foto: Vânia Santana – Portal Panorama
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br