A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), dará início, na próxima semana, a pintura de 5,5 km de ciclofaixas.
A novidade se estenderá por dez bairros do município: Setor Epaminondas II, Conjunto Rio Claro II, Conjunto Rio Claro III, José Bento, Hermosa, Morada do Sol, Vila Luíza, Popular, Cohacol 5 e Brisas 2.
Esses, são somentes os primeiros bairros beneficiados na primeira etapa da ciclofaixa. Futuramente, serão adicionados mais 02km, na alameda Santos Dumont, abrangendo, assim, os setores Flamboyant e Conjunto Rio Claro I.
É uma obra do Plano de Governo da campanha do prefeito Vinícius Luz e, segundo site oficial , contribuirá para dar um leque mais variado no que tange a mobilidade urbana dos jataienses, além de dar mais segurança para os ciclistas do município.
Em entrevista ao Portal Panorama, o superintendente de trânsito municipal Célio Borges elencou : “ […] Esse projeto tem por objetivo dar mais opções de mobilidade urbana ao cidadão jataiense. […] Esse (ciclofaixas) é um clamor antigo da população.”
“A introdução de ciclofaixas no trânsito de Jataí, a princípio em alguns trechos pré-determinados, pode trazer inúmeros benefícios para população, além dos ganhos para saúde e bem estar para quem pratica essa modalidade como esporte ou não, podemos destacar o alcance de mais um tipo de deslocamento na cidade, e com isso a conscientização de que o espaço público pode ser compartilhado com outros modos de transporte, tornando-o mais equitativo e sustentável. […]
Uma forma alternativa de deslocamento, para que possamos, no futuro, introduzir estruturas como essa em rotas centrais da cidade, atendendo o disposto na Lei 12.587/12 (Lei da Mobilidade Urbana) que traz como uma de suas diretrizes principais a necessidade de se colocar nos planos urbanos a criação de estruturas viárias que atendam prioritariamente os deslocamento não-motorizados (pedestres e ciclistas) e o transporte público.” Elencou Caroline Gentil, engenheira civil, doutora em Arquitetura e Urbanismo e professora da Instituto Federal de Jataí.
Além deste projeto, que logo será instaurado, uma outra ciclofaixa, conectando o Parque Diacuy ao Parque JK, também está em fase de conclusão de estudos pelos profissionais da SMT e deverá ser implementada em breve.
Carolina Craveiro Carvalho
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
portalpanorama.not.br