Clima tempo previsão jataí goiás cerrado subida do Cristo Lago JK

Foto: Vânia Santana - Portal Pn7

Boletim meteorológico prevê sol intenso, temperaturas elevadas e umidade crítica em Jataí para o dia 11 de setembro de 2024.

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO) emitiu um alerta para o estado, prevendo altas temperaturas e níveis críticos de umidade relativa do ar para esta quarta-feira, 11 de setembro de 2024. O boletim aponta um cenário de predominância de sol em todas as regiões, com temperaturas máximas atingindo até 39ºC em algumas áreas e a umidade caindo para 10% no período da tarde, classificando a situação como nível de emergência.

O sol será predominante ao longo do dia, e Jataí não deverá registrar chuvas. Com a umidade tão baixa, o CIMEHGO alerta para o risco elevado de problemas de saúde, como desidratação e complicações respiratórias, especialmente em idosos e crianças. Além disso, a baixa umidade e as altas temperaturas aumentam o risco de incêndios, reforçando a necessidade de cuidado redobrado com queimadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tarologa-Dany-300-x-250

A qualidade do ar em Jataí também deverá ser impactada negativamente, em parte devido à fumaça das queimadas na região, levando a níveis considerados “ruins”. Os moradores são orientados a evitar a exposição prolongada ao sol, consumir bastante água e evitar atividades ao ar livre durante os horários mais quentes do dia.

Todas as regiões de Goiás, incluindo cidades como Porangatu, Rio Verde, Jataí e Catalão, terão sol predominante e ausência de chuvas. As temperaturas oscilarão entre 15ºC e 39ºC, com os menores índices de umidade no período da tarde.

Além das condições climáticas adversas, o boletim reforça a necessidade de conscientização ambiental para evitar a propagação de queimadas, que são majoritariamente causadas por ação humana. O impacto das queimadas, associado às condições climáticas, agrava ainda mais a qualidade do ar e eleva o risco de incêndios em áreas de conservação e regiões urbanas.

A população é orientada a se hidratar adequadamente, evitar a exposição ao sol nos horários mais críticos e redobrar os cuidados com queimadas e incêndios acidentais.

Por Gessica Vieira
Foto: Vânia Santana – Portal Pn7
Jornalismo Portal Pn7

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

× Como posso te ajudar?