
Foto: Vânia Santana
O município de Jataí, no Sudoeste goiano, deve permanecer sob condições de instabilidade climática até o fim de semana. A informação consta no boletim meteorológico do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), divulgado nesta quinta-feira (3). Segundo o documento, o tempo instável é resultado da combinação entre calor, umidade elevada e a presença de áreas de instabilidade que atuam sobre todo o estado.
Para esta sexta-feira (4), a previsão para Jataí é de céu parcialmente nublado a encoberto, com possibilidade de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas ao longo do dia. A temperatura mínima prevista é de 21 °C, enquanto a máxima pode alcançar os 32 °C. O acumulado de chuva estimado é de até *25 milímetros*, indicando chuvas com intensidade variável, porém sem grandes volumes concentrados.
As mesmas condições devem se repetir no sábado (5) e no domingo (6). O tempo permanece instável, com probabilidade de novas pancadas de chuva em pontos isolados do município. As temperaturas continuarão elevadas durante o dia, com mínimas entre 20 °C e 22 °C e máximas podendo chegar a 33 °C, mantendo o clima abafado e a sensação de calor, mesmo com a presença de nuvens e precipitações.
Além de Jataí, outras cidades da região Sudoeste e de todas as demais regiões de Goiás também estão sob a influência dessas instabilidades. O CIMEHGO alerta para a possibilidade de trovoadas e descargas elétricas, principalmente durante as pancadas de chuva mais intensas.
A população deve estar atenta às mudanças bruscas no tempo e evitar áreas de risco, como pontos com alagamentos frequentes. O monitoramento climático segue sendo realizado em tempo real por meio da rede de estações meteorológicas automáticas espalhadas por todo o estado.
Por Victor Santana Costa
Foto: Vânia Santana – Portal Pn7
Jornalismo Portal Pn7