Comeu muito? Bebeu além da conta? A cabeça está rodando? Calma, vamos lhe ajudar a superar esta barra!

É comum perdermos a mão da comilança e da quantidade de drinks em dezembro. Tudo começa com as muitas reuniões e festas de fim de ano (do trabalho, da faculdade, do inglês, da natação, de formatura, tudo que for possível) e continua com o Natal, que já emenda com o Réveillon. Quando percebemos, o corpo está inchado, a cabeça rodopia com alguma frequência e medidas precisam ser tomadas para recuperar o bem-estar.

Conversamos com um time de especialistas e trazemos aqui dicas de ouro para você ficar melhor sem precisar fazer muito esforço.

Vamos começar pelo inchaço do corpo. Causado pela retenção de líquidos e pela ingestão exagerada de calorias em um curto espaço de tempo, o inchaço pode ser eliminado em casa e, se necessário, com a ajuda de profissionais em clínicas.

Tome chás que desincham
Você pode recorrer a chás mais diuréticos que a média e que, de quebra, auxiliam no processo digestório ao facilitar o trabalho do estômago ao intestino. Os melhores para esse fim são: erva-doce, hortelã, moringa e espinheira-santa. Este último ainda protege contra a azia e a gastrite.

Beba muita água para desinchar
A lógica é simples: quanto mais água você beber, mais precisará fazer xixi e, consequentemente, mais rapidamente eliminará os líquidos retidos e as toxinas que estão saturando seu organismo e inchando seu corpo.

Desinche com a drenagem linfática
Se seu caso de inchaço estiver dramático a ponto de seus tornozelos estarem doendo ou os pés não estarem entrando nos sapatos mais justinhos, não hesite e recorra a uma horinha (ou duas) de drenagem linfática. A massagem elimina o líquido retido e você já sai da clínica desinchada.

Outro problema dessa época é a ressaca que vem depois de uma noite em que o copo esteve sempre cheio de bebida alcoólica – ninguém está julgando, é um fato e estamos juntas, migas! Os sintomas dela são dor de cabeça, boca seca, náuseas, mal-estar e uma sensação de estar em um barco desgovernado.

Capriche na alimentação para curar a ressaca
Coloque em seu prato ou em seu copo: mel (recupera a energia do organismo, pois a frutose – seu açúcar natural – é rapidamente absorvida), banana (atua na serotonina – melhorando o humor – e, por ser fonte de potássio e de vitamina B6, dá um up no organismo) e atum (pode ser filé ou de latinha; ele tem enzimas que amenizam as dores de cabeça de forma express).

Recorra às bebidas ideais contra a ressaca
A água é sua primeira melhor amiga ao acordar de ressaca, pois reverte a boca seca e repõe os sais minerais, magnésio, potássio e cálcio perdidos na noite anterior. Quando conseguir ligar o liquidificar para fazer um suco, opte pelo suco de tomate (rico em vitaminas e potássio) ou, se for suco de qualquer outro sabor, acrescente gengibre e hortelã à receita – eles aliviam as náuseas.

Os sucos “detox” são uma delícia e apresentam grandes benefícios nutricionais

Os sucos desintoxicantes são uma maneira natural e saudável de eliminar as impurezas do organismo. Cada suco tem sua propriedade e benefício, conforme o ingrediente escolhido. A verdadeira característica “detox” desses sucos é concentrar diversos nutrientes, melhorando assim o sistema imunológico, pois eles são ricos em antioxidantes e agem ajudando o corpo a eliminar toxinas (substâncias tóxicas presentes no organismo). Junto com uma alimentação equilibrada a ingestão contribui para o controle do inchaço corporal.

A seguir, três receitas fáceis e refrescantes de sucos “detox”.

Suco Verde de Kapim

Ingredientes: 1 maçã, 1 cenoura, 2 folhas de couve, 1 pedaço de gengibre e pepino.
Bata tudo no liquidificador, peneire e beba. Se quiser, pode espremer 1 limão que dá um toque bem refrescante!

Smoothie de Abacaxi

Ingredientes: 1 copo de abacaxi, 2 fatias de gengibre, 2 folhas de hortelã, ¼ de água e gelo a gosto.
Bater tudo no liquidificador e pronto. Fica uma delícia!

Suco colorido

Ingredientes: 1 laranja, 1 goiaba e 1 pedaço de beterraba e gengibre.

Bater tudo no liquidificador e beba bem gelado!

Fonte: Claudia
Foto: Divulgação
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE