Importância da vacina antirrábica

Notícias Top Geral

[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_facebook type=”standard”][/vc_column][/vc_row]

mundo-animal-300Todos os anos a vacinação contra a raiva em animais domésticos é de extrema importância para que se evite este doença que é letal. Para prevenir seu pet, a melhor forma é vaciná-lo a partir do quinto mês de vida seja em clínicas particulares ou nos postos de saúde, já que a vacina é a mesma. É importante salientar que os animais deverão ser vacinados todos os anos.

Em relação à raiva, é uma doença causada por um vírus que se alastra pelo sistema nervoso central de animais domésticos e selvagens como cães, gatos, morcegos e macacos, mas pode também contaminar o homem por meio de contato com a saliva (mordida ou lambedura) de animais doentes. Alguns sintomas da doença são salivação excessiva, alterações no comportamento, apresentando agressividade, alterações neurológicas, paralisia de músculos faciais e aversão à claridade.

Por se tratar de uma doença letal, a melhor forma é prevenir, ou seja, vacinando seu animal doméstico e tomando algumas atitudes importantes como evitar o contato deles com animais da rua, usar sempre coleira e guia quando estiver passeando com o pet, não tocar ou provocar animais estranhos, feridos ou que estejam se alimentando.

Em Goiânia, após 15 anos sem registro da doença, foi confirmado um caso de raiva canina. Na última semana, um filhote de cachorro de quatro meses foi levado a uma clínica veterinária após apresentar convulsões e acabou morrendo três dias depois, sendo diagnosticado com raiva. Dessa forma, a prefeitura iniciou uma campanha fora de época para vacinar cães e gatos em um raio de cinco quilômetros do setor Solange Park, onde o filhote morava. De acordo com informações, provavelmente o vírus foi transmitido pela mordida de um morcego.

Em Jataí, nossa equipe buscou contato com o Centro de Zoonoses diversas vezes e infelizmente não fomos atendidos por nenhum responsável para saber sobre registros de casos em nosso município, campanha e medidas que as pessoas devem tomar caso suspeitem de algum animal contaminado.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa
Fotos: Alex Alves – Site PaNoRaMa
Agradecimentos: Juliana Mirelly / Emylianne Rodrigues

Ensaio fotográfico pet (Charlotte e Amora)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.