Idosa espera há 4 meses por cirurgia no útero na rede pública de Jataí

A idosa Nilva Bento Ferreira, de 68 anos, luta há quatro meses para conseguir uma cirurgia no útero na rede pública de saúde em Goiás. Moradora de Jataí, no sudoeste do estado, ela fica quase o dia todo na cama, pois mal consegue andar ou ficar sentada devido às dores.
“Ver a situação dela é difícil, a gente fica com dó, é muito difícil. Eu já não sei mais o que fazer”, lamenta a filha Sandra Renata de Rezende.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nilva vive da pensão do marido e não tem condições financeiras de custear o procedimento cirúrgico. “A Secretaria de Saúde tem que liberar a cirurgia dela e retirar o útero. A gente pede, mas não consegue”, afirma Sandra.
Os dois filhos se revezam para não deixar a mãe sozinha em casa. Mas, como precisam trabalhar, contam com a ajuda de vizinhos, como Matilde da Costa Silva, que prepara refeições para Nilva. “A gente sabe que ela está sofrendo, vemos ela chorando. Se Deus quiser ela vai sarar”, diz a vizinha.
O secretário de Saúde de Jataí, Amilton Fernandes Prado, diz que o caso da idosa precisa ser avaliado por uma junta médica, o que deve ser feito ainda nesta semana. “Por se tratar de um caso de urgência aí tem a priorização. É feita na ordem de gravidade e não de entrada aqui”, afirma.
Do G1 Goiás
Share this content: