
Considerado um dos cosméticos essenciais para cuidar dos fios, sendo capaz de nutrir, dar brilho, maciez, controlar o frizz e proteger de danos externos; os óleos ganharam destaque por seus benefícios, sendo a principal opção das mulheres.
Óleo de Coco – Benefícios: rico em vitaminas e ácidos graxos, penetra intensamente nos fios, oferecendo nutrição profunda.
Indicado para: fios secos, quem faz chapinha e escova com frequência e está com o cabelo danificado.
Como usar: passe o produto por todo o cabelo e deixe por algumas horas. Se quiser, aplique à noite, antes de dormir, e lave pela manhã.
Óleo de Ojon – Benefícios: extraído da noz de uma palmeira nativa das ilhas do Caribe, o ojon é rico em antioxidantes, lipídeos e aminoácidos, componentes naturalmente presentes na fibra capilar. Por isso, pode ser usado como um tratamento intensivo para a saúde e a beleza dos fios.
Indicado para: recuperação de cabelos danificados e fracos.
Como usar: três vezes na semana no máximo, pois, por ser muito potente pode causar efeito contrário. Use com um creme de hidratação ou após o shampoo, antes do condicionador.
Óleo de Rícino – Benefícios: conhecido como óleo de mamona, é extraído principalmente no Brasil. Em sua composição contém ômega-6 e 9, que estimula o couro cabeludo e os folículos pilosos, fazendo com que os fios cresçam mais fortes.
Indicado para: quem tem cabelo fraco e quebradiço.
Como usar: coloque apenas algumas gotas dentro do creme de hidratação. Essa mistura deve ser usada durante o banho e retirada após alguns minutos de ação.
Óleo de Argan – Benefícios: rico em agentes antioxidantes e vitaminas, nutre profundamente e melhora a elasticidade do cabelo.
Indicado para: cabelo afro, que é mais frágil e tende a ressecar nas pontas.
Como usar: misture algumas gotas em seu hidratante, use como finalizador; pode ainda ser misturado à tintura, para ajudar a deixar os fios mais hidratados durante o processo de coloração. Más cuidado, em excesso o cabelo fica com aspecto oleoso.
Óleo de Abacate – Benefícios: o óleo de abacate contribui para a retenção de água na fibra capilar, deixa o cabelo com maciez, e colabora para quem precisa de uma hidratação mais intensa.
Indicado para: cabelos que estão opacos e ásperos.
Como usar: aplique o óleo no cabelo seco, depois envolva a cabeça com uma toalha quente e deixe agir de 30 minutos a uma hora. Se preferir, passe nos fios antes de dormir e lave no dia seguinte, enxaguando bem.
Óleo de Macadâmia – Benefícios: rico em ácidos graxos, vitaminas, substâncias antioxidantes e minerais, ele protege o cabelo dos problemas causados pelas químicas, evita o envelhecimento dos fios e melhora a elasticidade.
Indicado para: cabelos crespos e cacheados, pois sua ação regenerativa ajuda a controlar o volume e o frizz.
Como usar: por possuir alto poder de absorção, o óleo de macadâmia, diferentemente de alguns outros óleos, não deixa o cabelo com aspecto oleoso. Por isso mesmo, pode ser aplicado nos fios já lavados, sem deixá-los pesados
Laila Oliveira
Fotos: Divulgação/Internet
Jornalismo Portal Panorama