Governo de Goiás decreta situação de emergência por aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Governo de Goiás decreta situação de emergência por aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

O Governo de Goiás decretou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento significativo dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que alerta para uma taxa acima do esperado de infecções e internações relacionadas à doença em todo o território goiano.

A medida foi adotada após os dados mais recentes revelarem um crescimento de 33,27% nas internações por SRAG em comparação com o mesmo período do ano passado. Diante desse cenário, a SES realizará uma coletiva de imprensa na próxima segunda-feira (30) para detalhar o decreto e apresentar as ações que serão implementadas para conter a situação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo os números da secretaria, em 2024 foram registrados 7.477 casos da síndrome, dos quais 905 foram causados por influenza e 960 por Covid-19. Já em 2025, até o momento, o estado contabiliza 6.743 casos, sendo 1.117 associados à influenza e 306 à Covid-19 — um aumento de mais de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em resposta ao agravamento da situação, municípios goianos solicitaram ao Ministério da Saúde recursos financeiros para a conversão de leitos de terapia intensiva (UTI), com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento aos pacientes diagnosticados com SRAG.

A SES informou que os sintomas da síndrome incluem desconforto respiratório, dor ou pressão persistente no tórax e níveis de saturação de oxigênio inferiores a 95%. A SRAG pode ser causada por diversos vírus respiratórios, incluindo os da influenza e da Covid-19, e afeta especialmente pessoas com comorbidades, idosos e crianças.

A Secretaria reforça a importância da vacinação, do uso de máscaras em ambientes fechados e da procura imediata por atendimento médico em caso de sintomas respiratórios graves.

Por Victor Santana Costa
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Víctor Santana Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.