Ontem (17), a divisão de pesquisa da fabricante de antivírus PSafe, emitiu um alerta sobre um golpe recente no Facebook, com objetivo de roubar perfis de usuários.
A fraude oferece vagas de emprego e serviços, como Netflix e Spotify, grátis, para convencer os usuários a acessarem o link. Tal link costuma ser publicado nos comentários de lives, vídeos ao vivo, de famosos.
Uma vez no link, o usuário recebe o pedido para copiar e colar um código para prosseguir. Quando a vítima o faz, acaba cedendo sua conta do Facebook para outro dispositivo, fazendo com que os golpistas acessem seu perfil.
Além disso, o usuário também é convidado a preencher um formulário com seus dados pessoais para concorrer à suposta premiação de assinatura de serviço de streaming.
Segundo a PSafe, o link foi impulsionado no Facebook, ou seja, quando a postagem é paga e atinge mais pessoas, sendo acessado 300 mil vezes desde maio.
“Acredito que o êxito da fraude esteja relacionado diretamente ao impulsionamento das postagens no Facebook, usando como pretexto a inscrição em processos seletivos de vagas de emprego”, disse o diretor do dfndr lab Emilio Simoni.
É importante ressaltar que deve-se ter muito cuidado ao seguir orientações em links publicados em redes sociais, principalmente quando essas orientações não têm relação com o que foi ofertado, a exemplo da vaga de emprego. O site do dfndr lab também possui uma função de checagem de links.
Larissa Pedriel
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br