Goiás registra 29 focos de incêndio em um único dia durante seca prolongada
Em meio a uma seca prolongada, Goiás registrou 29 eventos de fogo ativos na quinta-feira (28), conforme boletim da Defesa Civil. Goiânia teve 17 ocorrências de combate a incêndios em vegetação. Ao todo, foram realizados 113 atendimentos em todo o estado. Em relação às ocorrências de incêndio em vegetação, Anápolis registrou oito casos, Minaçu, cinco, Mineiros e Catalão, quatro.
Conforme o informativo da Defesa Civil, Catalão liderou o número de eventos de fogo, com três registros. Outras cidades, como Formosa, Mimoso de Goiás, Planaltina e Hidrolina, contabilizaram dois eventos cada. Um evento de calor consiste em um agrupamento de pelo menos três focos de calor próximos, formando uma área igual ou maior que 1 km².
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Enquanto isso, um foco de calor é um ponto detectado por satélite com alta temperatura, que pode indicar um incêndio ou queimada.
A Floresta Estadual do Araguaia foi a única Unidade de Conservação de Proteção a registrar focos de calor. O informativo destacou ainda a estiagem prolongada em diferentes regiões de Goiás: Sul, Central e Sudoeste já somam 65 dias sem chuva, enquanto o Norte e o Oeste estão há 116 dias sem precipitações, e o Leste, há 114 dias.
Fonte: Mais Goiás
Foto: Jucimar de Sousa
Jornalismo Portal Pn7
Share this content: