Goiás institui Calendário Oficial de Corridas de Rua

Goiás institui Calendário Oficial de Corridas de Rua

A partir deste mês, Goiás passa a contar oficialmente com o Calendário Estadual de Corridas de Rua. A medida tornou-se lei em 16 de setembro, após a sanção do governador Ronaldo Caiado (UB), e tem como base projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Amilton Filho (MDB).

O objetivo é garantir mais previsibilidade e organização para atletas, organizadores, patrocinadores, comércio, prestadores de serviço e poder público. O calendário passa a normatizar informações essenciais, como local, percurso, trajeto, data, horário, distância a ser percorrida, premiação, taxa de inscrição — quando houver —, além das regras gerais relacionadas a cada evento esportivo.

De acordo com Amilton Filho, a ausência de um calendário estruturado gerava concentração de provas em determinados períodos do ano, o que limitava a participação do público e prejudicava a organização. “Agora, o Calendário trará todas as informações necessárias aos envolvidos, permitindo um planejamento adequado para a realização e participação nos eventos”, destacou.

O novo instrumento também reunirá dados sobre organizadores e os canais de divulgação, como redes sociais, ampliando a transparência e o alcance das provas.

O deputado reforça ainda que a medida fortalece a prática esportiva no estado e contribui para a economia local. “As corridas têm crescido bastante em Goiás e isto é excelente, porque é uma atividade que estimula hábitos saudáveis e fortalece a economia das cidades, incentiva o turismo, movimenta a economia e facilita o convívio social. Mas estava na hora de estruturar melhor esses eventos”, afirmou.

Com a lei, Goiás se junta a outros estados que já possuem calendários oficiais, consolidando o esporte como ferramenta de promoção da saúde, integração social e desenvolvimento econômico.

Por Victor Santana Costa
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Víctor Santana Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.