Notícias Top Destaque

Goiás em chamas: Seis cidades, incluindo Jataí, e uma usina foram atingidas nas últimas 24 horas

O Estado está há mais de 120 dias sem chuvas

Larissa Pedriel – Jornalismo panorama.not.br

Na época de seca, é comum que o número de incêndios aumente, especialmente em nosso bioma, o Cerrado. Neste ano, porém, o número de queimadas aumentou 82% em relação ao último ano, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

ATENÇÃO: INFORME DE ALERTA EMITIDO PELO CORPO DE BOMBEIROS DE JATAÍ

Incêndios geram não só problemas materiais, como também, e especialmente, problemas na saúde das pessoas, dos animais e na manutenção da vegetação.

Ontem (19), o dia foi ainda mais atípico em nosso estado de Goiás, e em nosso município, Jataí. Isso porque, seis cidades e uma usina foram atingidas pelas chamas. São elas: Paranaiguara, Maurilândia, São Simão, Santa Helena de Goiás, Rio Verde e Jataí.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), parte das chamas teve início no KM 21 da BR-364, próximo ao município de Paranaiguara, destruindo canaviais e pastagens.

Já em Maurilândia, a usina Vale Verdão teve de evacuar aproximadamente 400 trabalhadores quando o fogo se aproximava. Vários carros que estavam estacionados no local também foram atingidos e destruídos pelo fogo.

Em Santa Helena, o prefeito João Alberto Rodrigues (PRP) decretou situação de emergência e calamidade pública diante do cenário de destruição.

Em nosso município, Jataí, duas BRs foram interditadas, a 060, que liga a cidade a Rio Verde, e um trecho da 364 que liga a São Simão. Isso porque, um grande incêndio atingiu a região do assentamento Rio Paraíso na manhã de ontem.

Nossa Equipe entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jataí, mas não foi emitido nenhum comunicado oficial por parte do Executivo Municipal até o momento de fechamento desta matéria.

O vereador Carvalhinho (SD), esteve presente em nossa redação, e confirmou visita ao assentamento ainda nesta manhã. Estamos trabalhando para conseguir mais informações sobre a atual situação no local, e em breve trataremos do assunto.

Ainda hoje, por volta das 7h da manhã, a aeronave do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás sobrevoou a região para estimar as áreas que foram ou não atingidas pelo incêndio, e verificar estratégias de monitoramento e combate.

Além disso, também nesta manhã, a Enel Distribuição Goiás informou à nossa equipe que o aumento de queimadas no Estado tem impactado no fornecimento de energia em algumas regiões.

A companhia reforçou o número de equipes que, juntamente com o Corpo de Bombeiros, atuará nas ocorrências de incêndios próximos à redes elétricas.

“A Enel orienta a população a não originar incêndios em qualquer tipo de material, por menor que seja o volume, próximo à rede elétrica, pois o fogo pode, além de provocar o desligamento das cargas, danificar os equipamentos e até comprometer a infraestrutura, o que pode resultar em graves acidentes”, comunica.

Goiás está há mais de 120 dias sem chuvas.

Larissa Pedriel
Foto Capa: Arquivo Portal Panorama
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

Você se lembra em qual candidato(a) votou para vereador(a) em 2016?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...