Confira o bairro com mais domicílios com cônjuges do mesmo sexo.

Goiânia ocupa a 12ª posição entre as capitais brasileiras no percentual de domicílios ocupados por casais do mesmo sexo, de acordo com o Censo 2022, divulgado pelo IBGE. Na capital de Goiás, 0,79% dos domicílios são compostos por cônjuges do mesmo sexo, o que representa uma parcela significativa dentro dos lares analisados.

A localidade com a maior concentração desse tipo de domicílio é o U.T.P. Alto da Glória e Redenção, com 1,23% do total. U.T.P. refere-se a Unidade Territorial de Planejamento, uma subdivisão utilizada pelo IBGE para organizar e detalhar as informações geográficas e estatísticas em áreas específicas dentro das cidades.

Vale ressaltar que o levantamento considerou lares permanentemente ocupados, ou seja, que servem como moradia fixa. A definição de “sexo” utilizada refere-se apenas ao designado no nascimento (masculino ou feminino), sem considerar a identidade de gênero da pessoa entrevistada. Além disso, o instituto classifica como “cônjuge” apenas as pessoas que possuem união civil oficializada.

No Brasil, há cerca de 72 milhões de domicílios particulares ocupados. Desses, 57,5% são formados por pessoas casadas com cônjuges de sexo diferente, enquanto 0,5% representam uniões entre pessoas do mesmo sexo. O restante, 42%, é ocupado por pessoas não casadas.

No ranking nacional, Florianópolis lidera com 1,29% dos domicílios compostos por casais do mesmo sexo, seguida por Fortaleza (1,08%) e João Pessoa (0,98%). A capital goiana, com seus 0,79%, destaca-se ao superar a média nacional.

Entre as unidades federativas, o Distrito Federal tem a maior porcentagem, com 7.488 domicílios, que representam 0,76% do total. Em segundo está o Rio de Janeiro, com 44 mil domicílios que correspondem a 0,73%. Já o estado de São Paulo detém o maior número total de domicílios com cônjuges do mesmo sexo, 108 mil, mas fica em terceiro proporcionalmente com 0,67% do total.

Ao todo, no território brasileiro, são cerca de 400 mil domicílios com pessoas casadas e que são do mesmo sexo. Na região Sudeste, há a maior concentração desse tipo de relação, com 192 mil domicílios, o que representa 0,7% dos lares.

No Brasil, também há cidades em que não foram registrados nenhuma resposta de domicílios com cônjuges do mesmo sexo. Cerca de 380 municípios não declararam nenhum casal durante o processo de recenseamento.

Fonte: Mais Goiás
Foto: Foto: Reprodução/Ninho
Jornalismo Portal Pn7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?