Fique Atenta: Fortes dores abdominais podem ser mioma!

Saúde e Bem Estar

Mulheres preocupadas e com sintomas providos de cólicas muito intensas, desconforto em momentos íntimos, sangramentos intensos nos períodos do ciclo menstrual, ardência ao urinar, entre outros sintomas diferentes que estejam relacionados ao bem-estar feminino, é importante prestar atenção, ficar atenta e seguir as orientações a seguir.

tonolucro

Algumas mulheres com miomas, muitas vezes podem não demonstrar nenhum sinal de desconforto, porém se algum dos sintomas citados acima lhes for comuns, isso deve ser motivo de preocupação e hora de procurar um médico.

O que é um mioma?

Miomas são nódulos que surgem superficialmente e apesar de não serem considerados graves problemas, existe uma pequena chance de serem transformados em tumores, portanto, o quanto antes existir cuidado e tratamento em relação a isso, melhor.

Por que em alguns casos incômodos são causados?

Ao sentir incômodos, isso é um sinal que o mioma é grande, ou seja, houve crescimento ou ainda, há muitos miomas juntos. (Quando o caso de mioma já foi confirmado).

Qual é o exame necessário para detecção?

Para saber se é há um mioma, é preciso ir ao ginecologista e fazer exames que indiquem o tamanho, a densidade e quantidade. Através de uma ultrassonografia é fácil obter tais informações.

Onde os miomas podem ser localizados?

Podem ser localizados nas paredes intrauterinas ou no interior do útero.

Como são realizados os tratamentos?

Para mulheres que não desejam ter filhos mais, o recomendado é a retirada do útero. Ainda há a cirurgia para retirar os miomas, a técnica de embolização, onde é introduzido um cateter que injeta uma substância, impedindo o crescimento do mioma e ainda o tratamento com medicamentos receitados pelo especialista.

Porém vale ressaltar que o tratamento será de acordo com cada tipo de mioma e de acordo com cada mulher. Não seguindo um padrão específico para todas.

O que desenvolve um mioma?

O excesso de peso pode ser um desses resultados, pois o acúmulo de gordura traz toxinas de modo a prejudicar o organismo feminino, maus hábitos alimentares, problemas hormonais, e ainda a genética, também se enquadram no desenvolvimento do nódulo.

Há um tipo específico de mulher que tenha mais pré-disposição a ter miomas?

Grande parte das mulheres possuem miomas no útero, porém os mesmos são de tamanhos muito insignificantes e imperceptíveis. O problema surge quando os nódulos aumentam de tamanho ou são multiplicados na estrutura uterina.

Ainda assim, segundo pesquisas, algumas mulheres estão mais suscetíveis ao problema como por exemplo: mulheres obesas, negras ou aquelas que têm histórico genético com tais resultados.

É importante que as mulheres sempre estejam atentas e se cuidando, procurando um médico e realizando exames.

Nayara Borges – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.