Feminicídio no Brasil bate recorde em 2025; Goiás entre os estados com mais casos

Feminicídio no Brasil bate recorde em 2025; Goiás entre os estados com mais casos

O Brasil registrou ao menos 1.470 feminicídios em 2025, o maior número desde que o crime passou a ser tipificado, em 2015. O total supera o recorde anterior, de 1.459 casos, registrado em 2024.

Além disso, os números ainda são parciais. Estados como Alagoas, Paraíba, Pernambuco e São Paulo não enviaram os dados de dezembro até o fechamento do levantamento. Por isso, o total pode crescer.

Mesmo assim, o país já registra uma média de quatro mulheres assassinadas por dia por razões de gênero. Desde 2015, ao menos 13.448 mulheres morreram em contextos de violência doméstica, familiar ou por misoginia.

Goiás aparece entre os dez estados com mais casos

Goiás contabilizou 54 feminicídios em 2025. Com isso, o estado ocupa a nona posição no ranking nacional e aparece entre os dez com mais registros.

São Paulo lidera em números absolutos, com 233 casos. Em seguida aparecem Minas Gerais, com 139, e Rio de Janeiro, com 104. Bahia (103) e Paraná (87) completam as cinco primeiras posições.

Logo depois surgem Pernambuco (83), Rio Grande do Sul (80), Pará (63), Mato Grosso (53) e Santa Catarina (52).

Norte e Nordeste registram maiores altas percentuais

Segundo o levantamento, 15 estados aumentaram o número de feminicídios em relação a 2024. As maiores altas percentuais ocorreram, principalmente, nas regiões Norte e Nordeste.

Por outro lado, 11 estados conseguiram reduzir os registros no período analisado, o que indica avanços pontuais nas políticas de prevenção.

O que é feminicídio e como funciona a lei

A Lei do Feminicídio entrou em vigor em 9 de março de 2015 e passou a tipificar o assassinato de mulheres em contextos de violência doméstica, familiar ou por misoginia.

Em 2024, o Congresso endureceu a legislação. Desde então, o feminicídio deixou de ser apenas uma qualificadora do homicídio e passou a ser crime autônomo, com penas que variam de 20 a 40 anos de prisão.

Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.