Entenda como o golpe funciona e saiba como se proteger

Ontem (17), nós da Equipe Panorama, fomos contatados por uma de nossas leitoras alertando sobre a volta de um famoso golpe antigo, conhecido como “Golpe da Lista Telefônica”.

Ela conta que recebeu contato de uma suposta empresa editora de listas telefônicas, que, se mostrando gentil e prestativa, solicitou a atualização de algumas informações para publicidade da empresa da vítima, sempre deixando claro se tratar de algo gratuito ou sem custos adicionais.

“Eles ligam várias vezes tentando falar com os proprietários da empresa. Eles falam que querem confirmar dados para continuar a publicidade e propaganda.

Quando eles finalmente conseguem falar com a gente, dizem que está tudo pronto, que é só imprimir o papel, assinar e não precisa preocupar com nenhum pagamento, tudo já teria sido descontado na linha telefônica”, conta nossa leitora.

No documento assinado pelo consumidor, existem cláusulas de admissão de dívida que ,uma vez assinadas, são executadas. Em continuidade ao golpe, a suposta editora passa a adquirir um tom rude e a cobrar um valor que pode chegar a quase 4000 reais.

A leitora procurou o Procon de Jataí, que está lidando com a situação. O Procon orienta os consumidores a ficarem atentos quando alguém contatar pedindo dados. Dados cadastrais são a sua identidade e de sua empresa, e com essas informações é possível contratar em nome delas.

Se acontecer com você, busque obter o maior número de informações possíveis sobre a falsa editora de listas. Posterior a isto, procure o Procon e registre a sua reclamação. Sempre que possível, grave as ligações, elas poderão servir como prova.

Procon de Jataí
(64) 3632-4035 / 3632-4133
Novo endereço: Rua Riachuelo, 1998 (próximo ao Vilelão)

Larissa Pedriel
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE