
Por Nalanda Gabrielle, do Portal Pn7
A falta de energia elétrica voltou a atingir com gravidade propriedades da zona rural de Jataí. Desta vez, o problema afetou a região da Fazenda Ariranha, onde produtores rurais enfrentaram mais de 72 horas consecutivas sem fornecimento. A situação causou impactos diretos na produção, prejuízos financeiros e trouxe novamente à tona a fragilidade da infraestrutura elétrica no campo.
Equatorial Goiás se manifesta sobre falta de energia na zona rural de Jataí
Entre os mais afetados está o avicultor Francisco Antônio de Moraes Lima, que depende integralmente da energia para manter as atividades da granja em funcionamento. Com o apagão repentino e sem qualquer aviso prévio, o produtor teve que recorrer a um gerador a diesel para preservar a produção e evitar perdas. O equipamento operou de forma ininterrupta durante três dias, consumindo combustível a um alto custo.
“É uma situação insustentável. Toda nossa produção depende de energia. Quando ela falha, falha junto todo o nosso trabalho. E o que recebemos em troca é o silêncio da distribuidora”, afirma o produtor, revoltado.
Além das perdas imediatas, Francisco relata que essa não é a primeira vez que a propriedade passa por esse tipo de transtorno. Em 2023, segundo ele, a energia ficou ausente por mais de 15 dias, obrigando-o a acionar a Justiça em busca de providências. Desde então, pouco teria sido feito pela Equatorial Goiás, concessionária responsável pela distribuição de energia na região.
Moradores vizinhos também relatam problemas frequentes, como quedas constantes de energia e demora no restabelecimento. As falhas recorrentes evidenciam, segundo os produtores, uma negligência no atendimento à zona rural, que segue vulnerável e sem a devida manutenção da rede elétrica.
A ausência de energia afeta diretamente não apenas a criação de aves, mas também o funcionamento de bombas d’água, cercas elétricas, sistemas de irrigação e refrigeração — estruturas básicas para o funcionamento de propriedades rurais produtivas.
A reportagem do Portal Panorama solicitou posicionamento oficial da Equatorial Goiás sobre a falha registrada na região da Fazenda Ariranha, bem como informações sobre possíveis medidas para reforçar a estrutura de distribuição no local. A empresa respondeu à solicitação e a íntegra da nota enviada pela concessionária pode ser conferida ao final desta matéria.
Confira a íntegra da nota:
A Equatorial Goiás informa que o fornecimento de energia na unidade consumidora mencionada pelo veículo está normal na manhã deste sábado (14).
A companhia esclarece que, conforme dados do sistema, a última ocorrência foi feita em 12 de junho de 2025, às 7h05, com conclusão no dia seguinte, 13 de junho, às 14h30. No chamado, uma árvore de grande porte atingiu a fiação da rede que atende o produtor, e equipes atuaram de forma ininterrupta na recuperação de um cabo partido, até a normalização do serviço.
A distribuidora ressalta que, na unidade consumidora informada, não há histórico de interrupção no fornecimento por 72 horas em 2025. Reforça ainda que a Equatorial Goiás assumiu a concessão em dezembro de 2022, e que, até novembro, quando a ocorrência mencionada na reportagem foi registrada, a distribuição de energia ainda estava sob responsabilidade da empresa anterior.
A concessionária destaca que, de forma proativa, vai realizar nos próximos dias uma inspeção na região, com o objetivo de avaliar a necessidade de ações preventivas e de manutenção na rede elétrica local. A companhia salienta que vem realizando um trabalho de recuperação da rede elétrica ao longo dos mais de dois anos de atuação da Equatorial em Goiás. Em pouco tempo, a distribuidora investiu mais de R$ 4,2 bi na rede, ampliou e modernizou 203 subestações e entregou seis novas subestações. Também foram entregues sete novas linhas de distribuição de alta tensão e modernizadas outras seis.
A população pode acompanhar a evolução das obras do plano de reconstrução do sistema elétrico por meio do Trabalhômetro (https://trabalhometro-equatorialgo.com.br/). Plataforma inovadora e pioneira entre as distribuidoras de energia no Brasil que reforça a proximidade da empresa com os clientes, permitindo um acompanhamento detalhado das ações em andamento.
A distribuidora reforça que qualquer ocorrência pode ser registrada nos canais de atendimento que funcionam 24h por dia:
* Atendente virtual Clara pelo WhatsApp: 62 3243-2020;
* Aplicativo Equatorial Energia, disponível para download no Android e iOS; (novo aplicativo)
* Call Center 0800 062 0196;
* Agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br;
* Via SMS: envie uma mensagem para o n° 27949 com o texto Faltadeenergia XXXXXXX informando no “xxxx” sua Unidade Consumidora (UC)
Assessoria de Imprensa Equatorial Goiás