
Por Nalanda Gabrielle, do Portal Pn7
A Equatorial Goiás enviou nota de esclarecimento neste sábado (14) em resposta à reportagem publicada pelo Portal Panorama, que abordou os impactos da falta de energia na região da Fazenda Ariranha, zona rural de Jataí (GO). A concessionária confirmou a ocorrência e informou que o fornecimento já foi restabelecido.
De acordo com a empresa, o registro mais recente de interrupção na unidade consumidora mencionada ocorreu em 12 de junho de 2025, às 7h05, com conclusão dos reparos às 14h30 do dia 13 de junho. A causa do problema teria sido a queda de uma árvore de grande porte sobre a fiação, o que resultou na ruptura de um cabo. Equipes técnicas atuaram de forma contínua até o restabelecimento completo do serviço.
Falta de energia atinge zona rural de Jataí e gera prejuízos a produtores
Ainda segundo a Equatorial, a concessão da distribuição de energia no estado foi assumida pela empresa em dezembro de 2022. Situações anteriores à essa data, como as citadas na reportagem de 2022, ocorreram durante a gestão da distribuidora anterior.
Como resposta ao caso relatado, a companhia informou que realizará uma inspeção técnica nos próximos dias na região da Fazenda Ariranha, com o objetivo de verificar a necessidade de ações preventivas e manutenções estruturais na rede elétrica local.
A Equatorial Goiás destacou que, desde o início de sua atuação no estado, já investiu mais de R$ 4,2 bilhões na modernização do sistema elétrico, com a construção de seis novas subestações, sete linhas de alta tensão e a modernização de outras seis, além da ampliação de 203 subestações já existentes.
A população pode acompanhar a evolução dessas obras por meio da plataforma Trabalhômetro (https://trabalhometro-equatorialgo.com.br/), uma ferramenta criada para dar transparência às ações realizadas pela empresa.
Confira a íntegra da nota:
A Equatorial Goiás informa que o fornecimento de energia na unidade consumidora mencionada pelo veículo está normal na manhã deste sábado (14).
A companhia esclarece que, conforme dados do sistema, a última ocorrência foi feita em 12 de junho de 2025, às 7h05, com conclusão no dia seguinte, 13 de junho, às 14h30. No chamado, uma árvore de grande porte atingiu a fiação da rede que atende o produtor, e equipes atuaram de forma ininterrupta na recuperação de um cabo partido, até a normalização do serviço.
A distribuidora ressalta que, na unidade consumidora informada, não há histórico de interrupção no fornecimento por 72 horas em 2025. Reforça ainda que a Equatorial Goiás assumiu a concessão em dezembro de 2022, e que, até novembro, quando a ocorrência mencionada na reportagem foi registrada, a distribuição de energia ainda estava sob responsabilidade da empresa anterior.
A concessionária destaca que, de forma proativa, vai realizar nos próximos dias uma inspeção na região, com o objetivo de avaliar a necessidade de ações preventivas e de manutenção na rede elétrica local. A companhia salienta que vem realizando um trabalho de recuperação da rede elétrica ao longo dos mais de dois anos de atuação da Equatorial em Goiás. Em pouco tempo, a distribuidora investiu mais de R$ 4,2 bi na rede, ampliou e modernizou 203 subestações e entregou seis novas subestações. Também foram entregues sete novas linhas de distribuição de alta tensão e modernizadas outras seis.
A população pode acompanhar a evolução das obras do plano de reconstrução do sistema elétrico por meio do Trabalhômetro (https://trabalhometro-equatorialgo.com.br/). Plataforma inovadora e pioneira entre as distribuidoras de energia no Brasil que reforça a proximidade da empresa com os clientes, permitindo um acompanhamento detalhado das ações em andamento.
A distribuidora reforça que qualquer ocorrência pode ser registrada nos canais de atendimento que funcionam 24h por dia:
* Atendente virtual Clara pelo WhatsApp: 62 3243-2020;
* Aplicativo Equatorial Energia, disponível para download no Android e iOS; (novo aplicativo)
* Call Center 0800 062 0196;
* Agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br;
* Via SMS: envie uma mensagem para o n° 27949 com o texto Faltadeenergia XXXXXXX informando no “xxxx” sua Unidade Consumidora (UC)
Assessoria de Imprensa Equatorial Goiás