Fake ou Fato

Fake ou Fato: 16 agrotóxicos detectados na água que abastece Jataí

Foto: Vânia Santana
Print mostra suposta pesquisa indicando a contaminação da água jataiense

Um print circulou pelas redes sociais e grupos de mensagens nos últimos dias. O mesmo mostrava uma suposta pesquisa que indicava a contaminação da água que abastece Jataí por 16 agrotóxicos diferentes. 

O Portal Panorama foi atrás da informação para os nossos leitores e a resposta é: Fato!

A pesquisa em questão é do projeto Por Trás do Alimento, fruto de uma parceria da Agência Pública e Repórter Brasil para investigar o uso de agrotóxicos no país.

Os testes, para detecção e concentração de agrotóxicos em Jataí, foram realizados semestralmente entre os anos 2014 e 2017,  através do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA).

O resultado mostrou que, entre os 16 agrotóxicos encontrados na água de Jataí, 8 estão associados a doenças crônicas como câncer, defeitos congênitos, e distúrbios endócrinos. Os mais presentes foram a Atrazina e a Trifluralina.

Além disso, 3 dos agrotóxicos detectados estavam em quantidades acima do limite considerado seguro pela União Europeia.

Mas nossa cidade,  infelizmente, não é um caso isolado. A contaminação da água e de alimentos por agrotóxicos tem aumentado cada vez mais nos últimos anos, e o retrato nacional é crítico.

Os profissionais da saúde estão em alerta, “a  situação é extremamente preocupante e certamente configura riscos e impactos à saúde da população”, afirma a toxicologista e médica do trabalho Virginia Dapper.

Vale lembrar que, em Jataí, existem restrições, por exemplo, à pulverização aérea, tais como a proibição do manejo a 3 km do perímetro urbano, nas proximidades de escolas, nos núcleos residenciais e unidades de saúde, entre outras especificações.

Ainda assim, a conclusão dos testes é preocupante.

Confira a pesquisa na íntegra: http://portrasdoalimento.info/agrotoxico-na-agua/

E você? Está em dúvida sobre uma notícia ser falsa ou verdadeira? Mande para nossa equipe através desse formulário simples!

E você? Está em dúvida sobre uma notícia ser falsa ou verdadeira? Mande para nossa equipe através desse formulário simples, que vamos atrás da informação!

Formulário Fake ou Fato (a identificação pessoal é opcional)
Nome:
E-mail:
*Mensagem:

Larissa Pedriel
Foto Capa: Vânia Santana
Jornalismo Portal
Panoramapanorama.not.br

Enquete:

Você se lembra em qual candidato(a) votou para vereador(a) em 2016?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...