Fabricante da Neosaldina esclarece em nota sobre matéria publicada no site Panorama

Fabricante da Neosaldina esclarece em nota sobre matéria publicada no site Panorama

11 de agosto de 2016 2 Por Rosana de Carvalho
Em matéria publicada no dia 2 de agosto deste ano, intitulada “Você conhece os riscos dos remédios mais comuns na vida das pessoas?” a qual foi baseada em informações de um capítulo do livro “Tarja Preta – Os segredos que os médicos não contam sobre os remédios que você toma”, de autoria de Marcia Kedouk, foi dito sobre os efeitos colaterais dos remédios mais comuns na vida dos brasileiros.
Entre eles está a Neosaldina, utilizada em casos de dor e febre e que possui como princípios ativos a dipirona, o citrato de ofernadrina e a cafeína.
A Takeda Farmacêutica, fabricante deste medicamento, esclareceu em nota sobre a matéria.

Confira abaixo a nota na íntegra:

A Takeda Farmacêutica, fabricante de Neosaldina®, gostaria de esclarecer alguns pontos considerados relevantes para a saúde das pessoas. Antes de tudo, a empresa recomenda o consumo consciente de medicamentos, sendo indispensável que o paciente sempre procure um médico caso os sintomas persistam.

Neosaldina® é um medicamento presente no Brasil há 44 anos, indicado para alívio dos sintomas das dores de cabeça. Se consumido conforme indicação em bula, o medicamento é seguro e com eficácia comprovada e endossada por médicos de diversas especialidades. A empresa lembra, ainda, que qualquer medicamento ingerido em quantidade superior ao indicado pode causar danos à saúde.

Um dos questionamentos está focado em um dos princípios ativos de Neosaldina®, a dipirona, um analgésico e antipirético presente também em numerosos medicamentos disponíveis no mercado mundial há 80 anos, e comercializada em mais de 100 países, entre eles a Alemanha, Itália, França, Holanda, Espanha, Argentina, México, entre outros.

O assunto já foi tema de discussão pela Anvisa em 2001, na qual foi investigado o perfil de eficácia e segurança da dipirona, conforme informações disponíveis no endereço: http://www.anvisa.gov.br/divulga/informes/dipirona.htm. De acordo com a agência, a “eficácia da dipirona como analgésico e antitérmico é inquestionável” e que “os riscos atribuídos à utilização deste medicamento na população brasileira são baixos”¸ similares, ou menores, que o de outros analgésicos/antitérmicos disponíveis no mercado.

Assim, a Takeda Brasil reforça que o compromisso com a qualidade dos produtos e segurança dos consumidores são valores inquestionáveis e de sua total atenção e coloca-se à disposição para qualquer dúvida sobre o tema.

Sobre Neosaldina®

 
Neosaldina® é um analgésico presente no Brasil desde 1972, indicado para o tratamento de diversos tipos de dor de cabeça. Fabricado pelo laboratório farmacêutico Takeda, possui quatro apresentações: caixa com 30 drágeas, cartela com quatro drágeas, embalagem com uma drágea e gotas (15 ml). Classificado como medicamento isento de prescrição (MIP), Neosaldina® é líder de mercado1 em sua classe terapêutica e o segundo medicamento mais comercializado em todo o País.
 
Para mais informações, consulte o site: http://www.takedabrasil.com.
 
NEOSALDINA® Drágeas dipirona, mucato de isometepteno, cafeína. NEOSALDINA® Solução oral – Gotas dipirona, cloridrato de isometepteno, cafeína. Indicações: como analgésico e antiespasmódico, indicado para o tratamento de diversos tipos de dor de cabeça ou cólicas. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
 
Registro MS 1.0639.0231.
 
Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa