Enem: travestis e transexuais podem solicitar nome social

Sem categoria

Na segunda-feira (15), teve início o período para que os candidatos travestis e transexuais, que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, possam solicitar o uso do nome social.  O prazo vai até o dia 26 de junho, que dará em uma sexta-feria. Deste modo, os interessados devem acessar a página do Exame e enviar os documentos requeridos para comprovar a “condição que motiva a solicitação do atendimento”.

Desde o ano passado, permite-se a utilização do nome social, o qual corresponde à identidade de gênero de cada um. Desta forma, para utilizá-lo, requer o portal do exame a intenção do candidato, que será demonstrada através de preenchimento de formulário, que deverá ser assinado e enviado pelo site, acompanhado de foto recente e documento de identificação. As solicitações serão analisadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A prova do Enem, neste ano, acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro. Os participantes que tiverem a alteração deferida, serão tratados pelo nome social. Além disto,  utilizarão o banheiro do gênero com o qual se identificam.

Bruna Assis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.