A promotora de Justiça Gláucia Brito afirmou que quando aqui chegou o efetivo da polícia era de quase 200 homens, hoje são aproximadamente 70, menos da metade. Ainda de acordo com a promotora, naquela época os crimes em Jataí eram por conta de bebidas alcoólicas, pequenos furtos...

O vice-governador e Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, esteve em Jataí na manhã desta quarta-feira, dia 29, onde participou de uma audiência pública sobre segurança local. Mais uma vez foi reafirmado por ele, representante do Governo Estadual, os compromissos na área e detalhou projetos e novos investimentos. Dentre eles, a finalização e entrega da ampliação do presídio do município, regionalização de vagas do concurso público para elevação de efetivo, reforço imediato quanto ao número de policiais que atuam na região e renovação da frota de veículos.

O secretário ouviu atentamente as demandas apresentadas por representantes da sociedade civil, empresários, produtores rurais, lideranças políticas, membros do Ministério Público, Judiciário e população em geral. De acordo com ele, paralelamente à instituição de metas e planejamentos de ações, é preciso conhecer a realidade local. “A partir de agora, juntamente com as diversas forças policiais do Estado, ampliaremos as ações específicas de combate à criminalidade no município e região”, relatou.

Representante do MPGO, a promotora de Justiça Gláucia Brito afirmou que quando aqui chegou o efetivo da polícia era de quase 200 homens, hoje são aproximadamente 70, menos da metade. Ainda de acordo com a promotora, naquela época os crimes em Jataí eram por conta de bebidas alcoólicas, pequenos furtos como roubos de aves e hoje a criminalidade está extremamente organizada. “O Estado está ausente da segurança em Jataí, e não me refiro ao estado na pessoa de qualquer político ou partido, mesmo porque os políticos passam, as autoridades passam e os partidos se extinguem. Jataí precisa ser levado a sério”, pontuou a promotora.

Após ouvir os participantes, José Eliton elencou ações da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) para o enfrentamento à criminalidade em todo o Estado. Um dos pontos de destaque da audiência pública foi a negociação da pasta junto ao Ministério da Justiça e Cidadania para a liberação de recursos – cerca de R$ 11 bilhões – do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para investimentos em novos presídios.

“Com esse repasse podemos executar todos os projetos de construção de presídios que atualmente estão parados no MJC. Nossa meta é utilizar parte destes recursos para elevar em 15 o total de unidades prisionais em Goiás”, disse o titular da SSPAP ao lembrar a todos que, no segundo semestre de 2016, além da ampliação do presídio de Itumbiara, serão inauguradas outras unidades, elevando em mais de mil a quantidade de vagas no Estado.

Concursos públicos
José Eliton reafirmou o compromisso do Estado, por meio da SSPAP, quanto aos investimentos em segurança pública. “Dentre as medidas implementadas desde que assumi a pasta, no final de fevereiro, daremos um importante passo nesta quinta-feira (30) relativo ao aumento do efetivo, com o anúncio oficial do cronograma dos concursos públicos para provimento de 3.396 vagas destinadas às forças policiais do Estado”, disse ao citar ainda a apresentação de uma nova plataforma de informações que estará disponível a partir do dia 1º no site da SSPAP.

O vice-governador e titular da SSPAP confirmou que o certame prevê a “regionalização das vagas”, a ser definida pelo Comando Geral da PM (no que compete às vagas para policiais militares, por exemplo). Um interessado em fazer o concurso e ficar lotado em Jataí, poderá fazer isso. José Eliton também detalhou índices de criminalidade em Jataí, exemplificando que há uma curva descendente que tem se consolidado, mostrando que há um planejamento forte por parte das forças de Segurança do Estado. “A polícia tem dado resposta”.

Foto: Vânia Santana – Site PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE