É com pesar e consternação que comunicamos o falecimento Padre Chico

É com pesar e consternação que comunicamos o falecimento Padre Chico

20 de junho de 2014 1 Por Alex Alves

[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_facebook type=”standard”][/vc_column][/vc_row]

Padre-Chico1NOTA DE FALECIMENTO

É com pesar e consternação que comunicamos o falecimento do James Robert Bray, conhecido como padre Chico, o mesmo faleceu nesta sexta-feira (12), por volta das 15hs. Pe. Chico estava na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santa Terezinha de Rio Verde há mais de duas semanas e veio a falecer devido a uma parada cardíaca. O velório está sendo realizado em Santa Helena, onde acontecerá a missa de corpo presente amanhã às 9h. Às 11h o corpo segue de avião para Jataí, onde será velado no salão Sebastião, na paróquia onde ele trabalhou por muitos anos, o velório vai até o domingo às 10h quando seguirá o cortejo para a catedral, onde será realizada outra missa de corpo presente. O sepultamento será logo após a missa, na cripta da Capela Nossa Senhora de Guadalupe, na Cúria Diocesana.

James Robert Bray, Padre Chico, nasceu aos 27 dias do mês de julho de 1928, na cidade de East Orange, estado de Nova Jersey, Estados Unidos da América. Filho de Willian e Francisca Bray. Após servir durante a guerra na Coréia de 1951 a 1954, James cursou engenharia Elétrica e durante este período começou a pensar em ingressar na vida religiosa, entrando logo a seguir para a Comunidade dos Frades Franciscanos da Reconciliação em Garrison, Nova York para ser um Frei Irmão.  Ele foi um dos primeiros a se oferecer para vir para o Brasil. Chegou ao Brasil no dia 16 de agosto de 1963, juntamente com Frei Camilo. Nos primeiros quatro meses estudou português e a cultura Brasileira no CENFI em Petrópolis – RJ. Junto com eles estavam 04 Irmãs Franciscanas da Reconciliação. Após o curso foram para Jataí-GO, Chegando na tarde de 15 de dezembro de 1963, recebido pelo bispo Benedito Domingos Coscia. Em 1969, ele começou a organizar um grupo de jovens e no ano seguinte conseguiu reunir 150 participantes.

Ele fundou em Jataí os clubes Vila Nova e Brasil, de onde saíram muitos jogadores que chegaram posteriormente ao futebol profissional. Em 1984, o padre foi chamado de volta aos EUA, mas lutou para retornar ao município, onde assumiu a paróquia São Sebastião.

Pe. Chico ajudou na construção da Igreja matriz São Sebastião em Jataí, ajudando os operários com a parte elétrica e outros serviços. Devido a sua experiência ajudou a reformar casas de irmãs religiosas, padres e salão social. Em 1967 foi transferido para trabalhar na Paróquia Nossa Senhora das Dores em Rio Verde, onde preparou coroinhas e trabalhou com os jovens, formando grupos e novas lideranças. Em 29 de junho de 1988 foi ordenado Padre Diocesano, na Diocese de Jataí, onde estava atuando até hoje, como vigário auxiliar na Paróquia Santa Helena, na cidade de Santa Helena de Goiás.

Na oportunidade, prestamos nossas condolências.

Atualizada em 23h00. – EQUIPE PANORAMA