Saúde e Bem Estar Top Destaque

Duas cidades de Goiás tiveram a pior evolução de casos de Covid-19 em 14 dias; Veja ranking completo

Foto: Internet
Levantamento considera municípios com mais de 100 mil habitantes; quatro de Pernambuco e do Maranhão estão entre os 10 que menos cresceram...

Enquanto algumas cidades e estados planejam a retomada da economia, outros se ajustam para dar um passo atrás e tentam manter as pessoas em casa. O Fantástico deste domingo traz uma reportagem mostrando esse recuo de alguns municípios. Nesta reportagem, você confere um levantamento com um ranking que dá o panorama da situação nas cidades ao redor do Brasil na luta contra a Covid-19.

Para ajudar você a entender a situação, selecionamos a evolução de casos acumulados nos municípios com mais de 100 mil habitantes no país nos últimos 14 dias – com dados do Ministério da Saúde de 14 de junho até o último sábado (27). Esse período foi escolhido porque é o tempo que os especialistas afirmam ser necessário para que as medidas tomadas comecem a ter efeito.

Entre as 10 cidades que mais sofrem com o aumento de casos, três ficam no estado de Goiás. E é justamente de lá que vem as duas primeiras colocadas – disparadas na liderança: Rio Verde e Itumbiara. Elas tiveram aumento de 850,36% e 595,24% (crescimento de 17 e 12 vezes), respectivamente. Confira abaixo o ranking:

Fonte: Ministério da Saúde

O Fantástico também levantou quais as cidades com o melhor desempenho nesse período, ou seja, que tiveram menor aumento em 14 dias nos casos acumulados de Covid-19. Nesse aspecto, a liderança fica por conta de Paço do Lumiar, no Maranhão. Outro dado que chama atenção é justamente que Maranhão e Pernambuco concentram a maioria dos municípios (oito), inclusive suas capitais.

Fonte: Ministério da Saúde

Entre os estados, a situação que parece um pouco mais controlada é no Amazonas. Depois de ter enfrentado o pico nos meses de abril e maio, o aumento de casos em duas semanas foi de 22,15%. E, assim como no caso dos municípios, o momento mais crítico é de Goiás, que lidera a lista das federações, com um número 3,44 vezes maior do que há 14 dias.

Aumento em 14 dias dos casos de Covid-19 nos Estados

Por Davi Barros
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

mm

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?