DPVAT: Em 2013 indenizações pagas pelo DPVAT se elevam em 25%

Automóvel

Foi anunciada pela seguradora Líder (responsável pelo seguro obrigatório), a relação do número de indenizações pagas pelo DPVAT em 2013, o qual aumentou em 25% em comparação ao ano anterior.

tonolucro

Ao todo foram pagos 633.845 ressarcimentos, totalizando um valor de R$ 3,2 bilhões. A principal causa de pagamento do seguro foram casos de invalidez, com 70% de registros neste período.

Em relação aos automóveis, as indenizações por invalidez permanente subiram 26% entre 2012 e 2013. O número de pagamentos por mortes caiu em 10%, enquanto que os pedidos de reembolso por despesas hospitalares subiram 42%.

Um estudo mostrou que 71% das ocorrências que geraram pagamento do seguro envolveram motocicletas, embora o número de acidentes fatais com as mesmas tenha reduzido de 20.313 em 2012 para 12.265 no ano passado. As motocicletas representam apenas 27% da frota nacional.

Segundo Xavier, diretor-presidente da seguradora Líder, alguns fatos como a fiscalização mais intensa da lei seca, veículos com mais dispositivos de segurança e o comportamento do condutor, também explicam a redução das mortes.

Com relação às regiões que mais registraram sinistros no DPVAT, está o Sudoeste, onde concentra 50% da frota nacional tendo 37% das ocorrências por morte e 24% de invalidade. Já o Nordeste, que tem 16,2% da frota, registrou 28,2% das ocorrências fatais e 34% das que causaram invalidez permanente.

A maior parcela dos pagamentos foi destinada aos motoristas, com 60% do total. Pedestres representaram 22% das ocorrências e passageiros 18%.

Nayara Borges de L. T. Moraes – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.