DOM MAJELLA DEIXARÁ A DIOCESE DE JATAÍ PARA ASSUMIR A ARQUIDIOCESE DE POUSO ALEGRE-MG

Notícias Top Geral

Na manhã do dia 28 de maio de 2014 a Nunciatura Apostólica do Brasil e a Conferência dos Bispos do Brasil tornaram pública a nomeação de Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., como Bispo da Arquidiocese de Pouso de Alegre – MG. Dom Majella serviu como Bispo da Diocese de Jataí nestes últimos quatro anos. Deixa a Diocese de Jataí para servir a Igreja como Arcebispo de Pouso Alegre – MG

Transcrevemos o informativo da Santa Sé:

O Santo Padre nomeou Arcebispo de Pouso Alegre (Brasil), SE Dom José Luiz Majella Delgado C.Ss.R., transferindo-o da Diocese de Jataí.S.E. Dom José Luiz Majella Delgado C.Ss.R.

S.E. Dom José Luiz Majella Delgado C.Ss.R., nasceu 19 de outubro de 1953 em Juiz de Fora ( Minas Gerais) e foi ordenado sacerdote 14 março de 1981 .

Ele participou de um curso de filosofia em Lorena e no curso de teologia no ITESP – Instituto Teológico de São Paulo. Ele obteve uma licenciatura em Litúrgica Teologia na Pontifícia Faculdade de Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo.

No decorrer do seu ministério sacerdotal, ele ocupou vários cargos então: Vigário Paroquial, Reitor dos Seminários Redentoristas em Minas Gerais, Tietê e Aparecida; Superior da Comunidade Alfonsianum (Juvenato), em São Paulo; Funcionário do Mestre de Noviços e Mestre de Noviços em Tietê, São Paulo; Membro do Conselho Provincial da Província Redentorista de São Paulo; Interprovincial de Espiritualidade Redentorista da Secretaria; Redentorista Secretaria Provincial de Educação de São Paulo, da Coordenação dos Mestres de Noviços Redentoristas fazer Cone Sul América Latina; Secretário dell’OSIB – Organização dos Seminários e Institutos de Regional do Brasil ” Leste 2″ da Conferência dos Bispos do Brasil; dell’ASLI – Associação dos Liturgistas do Brasil; Membro da religiosa de Coordenação Núcleo de Itapetininga Regional São Paulo; Grupo de Reflexão parágrafo Formação para a Conferência dos Religiosos do Brasil, a região de São Paulo; Conselheiro Executivo da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil; Professor de Teologia Litúrgica em diferentes instituições: Instituto de Teologia Moral, Instituto Educacional Seminário Paulopolitano, Instituto de Estudos Superiores e São Paulo Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção de São Paulo.

Entre 2007 e 2009 foi secretário da CNBB Adicionado – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Em 16 de Dezembro de 2009 foi eleito Bispo de Jataí, recebendo a ordenação episcopal em 27 de fevereiro de 2010.

Dentro da CNBB, foi nomeado membro do Conselho Permanente e da Comissão Pastoral da Campanha para a Evangelização e Presidente da Comissão para a Pastoral Juvenil da Região Centro-Oeste .

                  O clero, as religiosas e todo o povo de Deus da Diocese de Jataí agradecem a Deus pelo ministério de Dom Majella no sudoeste Goiano.

Assessoria de comunicação da Diocese de Jataí

DOM JOSÉ LUIZ MAJELLA DELGADO, C.Ss.R.

                  No dia 16 de dezembro de 2009, o Papa Bento XVI nomeou-o como Bispo da diocese de Jataí. Dom Majella foi Ordenado bispo no dia 27 de fevereiro de 2010 no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida por Dom Geraldo Lyrio Rocha, tomou posse da Diocese de Jataí no dia 6 de março de 2010.

                  Ao assumir a Diocese de Jataí iniciou uma ampla reforma administrativa e institucional. Tendo como projeto a implantação de um modelo evangelizar/gerencial para a Diocese de Jataí, Dom Majella procurou reestruturar a estrutura Diocesana de Pastoral; criou o Conselho Diocesano para a Formação; implementou a organização da Cúria Diocesana; com a sua reestruturação em diversos departamentos. Durante a sua administração foi implementado um processo mais amplo de trabalho do setor Juventude a nível Diocesano, bem como a requalização da peregrinação da Cruz da Jornada Mundial da Juventude em território diocesano.

                  Nos últimos anos Dom Majella procurou dinamizar a revisão do modelo de comunicação da Diocese de Jataí, tentando criar entre as rádios existentes um elo que permitisse ampliar a evangelização através do rádio. Neste meio tempo foi iniciado o processo de estruturação da Rede Divino Espírito Santo de Comunicação, que exigiu a revisão da administração das atuais rádios e o planejamento para a ampliação da rede. Em 2011 foi adquirida a Rádio Sul Goiana em Quirinópolis, ampliando o trabalho nos meios de comunicação.

                  Dom Majella implementou, a nível pastoral, diversas atividades. Conseguiu realizar na Diocese o Jubileu dos Bispos, Dom Germano e Dom Benedito, que contou com a participação de muitos fiéis e com a presença do então Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri. Também realizou diversas atividades do ano da Fé e implementando amplo programa de visitas pastorais nas paróquia da Diocese de Jataí.

                  Tentando recuperar parte da história da Diocese de Jataí, Dom Mejella criou o acervo Dom Germano Campon, que desde 2011 está catalogando os documentos históricos desta Igreja Particular, tendo como propósito a instalação de um museu Diocesano. Para que o trabalho de revisão do patrimônio histórico e artístico ocorra nas paróquias, também foi criado o Conselho Diocesano para os bens históricos e Culturais.

                  Em 2011 foi eleito presidente do regional centro-oeste da CNBB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.