A Prefeitura Municipal de Jataí divulgou nesta terça feira (12), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, uma nota ratificando que até o momento não há nenhum caso de gripe provocada pelo vírus H1N1 no município.
Entretanto, na mesma nota, ela afirma que existem dois casos suspeitos da doença, mas que ainda não foram confirmados. Lembrando que os sintomas da gripe provocada pelo vírus H1N1 são parecidos com de outras doenças, até mesmo com a dengue, por isso, ressalta a Prefeitura na nota, antes dos resultados dos exames, que são feitos em Goiânia, não é possível afirmar sobre a existência de casos confirmados.
Mesmo assim, é importante que a população se atente e tome alguns cuidados, já que casos de H1N1 já foram confirmados em cidades próximas, como Rio Verde. Lavar bem as mãos, evitar lugares fechados e com muitas pessoas, usar álcool em gel e cobrir a boca e nariz com a curva do braço ao tossir e espirrar são medidas que evitam a proliferação do vírus.
Apesar da Campanha de Vacinação contra a Influenza 2016 ter iniciado hoje (12) em Goiás, Jataí não consta nesta primeira lista de 79 municípios que já serão contemplados com a vacina. A meta para o estado é vacinar 80% da população que faz parte do grupo de risco, cerca de 1,5 milhão de pessoas. A partir do dia 18 de abril, segundo a campanha de vacinação estadual, a vacinação ocorrerá nos demais 167 municípios goianos.
No último boletim da Síndrome Respiratória Aguda Grave divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, compreendido entre os dias 3 de janeiro a 2 de abril, haviam sido confirmados em Goiás 10 casos de H1N1, com 5 mortes. Os casos ocorreram em Goiânia, Cachoeira Alta, Quirinópolis, Rio Verde, Caldas Novas, Ouvidor e Planaltina, com mortes confirmadas pela gripe em Goiânia, Rio Verde, Caldas Novas, Planaltina e Ouvidor.
Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa
Caso de h1n1 confirmado em jatai.