Doação de Sangue: Pratique este ato de fé e bondade

Notícias Top Geral

[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_facebook type=”standard”][/vc_column][/vc_row]

FOTO: Campanha de doação de sangue é realizada por Real Matismo Esporte Clube.
FOTO: Campanha de doação de sangue é realizada por Real Matismo Esporte Clube.

Devido à grande necessidade de doações de sangue no hemocentro de Jataí pelo fato do banco de sangue estar se esgotando, a Equipe do Site PaNoRaMa, buscou mais informações com a Diretora do Hemocentro de Jataí e Biomédica, Keila Rejane Guimarães Vilela. Foi realizada uma entrevista, com informações e curiosidades sobre a doação de sangue, para informar a comunidade da importância da doação e muitos outros fatores que uma grande parcela da população ainda não tem conhecimento.

A solidariedade há muito tempo é uma marca do povo brasileiro, que em diversas práticas sociais vem contribuindo para tornar o Brasil mais humano, mais feliz. Entre as diversas práticas para ajudar amenizar o sofrimento humano se encontra a ação de doar sangue. Um ato de amor ao próximo e a vida, que embora presente não tenha ocorrido com a frequência necessária.

É necessária a conscientização de mais pessoas, para que entendam o significado desse gesto, a sua importância e quais são os resultados.

“A doação de sangue, além de um gesto de solidariedade é uma demonstração de evolução espiritual. Não espere que alguém próximo a você precise de sua doação, faça-o sem interesse, pode ser que um dia seja você o necessitado”, destaca a Diretora Keila.

Confira agora a entrevista da Biomédica e Diretora do Hemocentro, Keila Vilela, a nossa equipe:

Portal Panorama: Por que é importante a doação de sangue?

Keila (Diretora do Hemocentro): O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, essencial à vida.
Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem transfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias.
Além disso, doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo a saúde.

Portal Panorama: O que é necessário para a pessoa poder doar sangue em relação a saúde, organismo, peso, entre outras?

Keila (Diretora do Hemocentro):

Requisitos básicos

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais, os quais irão assinar em formulário de autorização.
  • Pesar no mínimo 50 kg.
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
  • Não ser portador de doenças infecciosas.
  • Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários

  •  Febre
  • Gripe ou resfriado
  • Gravidez
  •  Pós-parto: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias
  • Uso de alguns medicamentos
  •  Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

Cirurgias e prazos de impedimentos

  • Extração dentária: 72 horas
  • Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: três meses
  • Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses
  • Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação
  • Transfusão de sangue: 1 ano
  • Tatuagem: 1 ano
  • Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina

Impedimentos definitivos

  • Hepatite após os 10 anos de idade
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis
  • Malária

Portal Panorama: Quais são os casos em que as pessoas mais necessitam da transfusão?

Keila (Diretora do Hemocentro): Por diferenciadas circunstâncias uma pessoa pode necessitar de transfusão de sangue. Às vezes, por causa de um trauma como a hemorragia, o volume de sangue fica reduzido a um nível tal que o organismo não é capaz de repô-lo suficientemente rápido. Em outras situações, alguns componentes do sangue estão ausentes ou não funcionam adequadamente, como no caso da hemofilia, em que não ocorre a coagulação do sangue.

Outras vezes, a medula óssea não produz hemoglobina suficiente em razão de uma deficiência da matéria-prima necessária.

Na maioria dos casos acima citados, realizam-se transfusões de componentes do sangue (Concentrado de Glóbulos Vermelhos, Concentrado de Plaquetas, Plasma Fresco Congelado e Crioprecipitado) nos pacientes. Todos os diferentes componentes do sangue podem ser utilizados e cada um desempenha um papel importante para salvar as vidas de várias pessoas na comunidade.

Em resumo, a transfusão de sangue é regularmente usada em casos de cirurgias, traumatismos, sangramentos gastrintestinais e partos nos quais há necessidade de repor grandes perdas sanguíneas. Os pacientes com câncer também recebem, frequentemente, transfusões de sangue. Algumas doenças genéticas como a Talassemia e a Doença Falciforme afetam o sangue. Nesses casos, o formato dos glóbulos pode ser afetado, acarretando um funcionamento inadequado e sua consequente destruição. Os portadores dessas doenças precisam de suprimentos regulares de sangue seguro para repor as deficiências.

Portal Panorama: Qual o tipo de sangue que está mais em falta no momento?

Keila (Diretora do Hemocentro): Os tipos sanguíneos ausentes de Fator Rh, ou seja, Rh Negativos são mais raros, portanto, a realidade aqui no Hemocentro de Jataí é igual aos demais Hemocentros, sempre temos dificuldade em abastecer nossos estoques com sangue tipo NEGATIVO. Vale lembrar que o tipo sanguíneo “O negativo” é considerado raro, mas qualquer pessoa pode receber esse tipo de sangue, ele é chamado de sangue universal.

Portal Panorama: Para doar o sangue, é necessário levar algum documento? Quem a pessoa deve procurar no hemocentro para realizar a doação?

Keila (Diretora do Hemocentro): O candidato à doação de sangue deverá se apresentar portando documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social). Este candidato (a) será atendido pelo Recepcionista do Hemocentro que irá preencher a ficha de cadastro para doação de sangue.

Portal Panorama: A partir de qual idade é permitido doar?

Keila (Diretora do Hemocentro): Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais, os quais irão assinar em formulário de autorização.

Portal Panorama: Já houve casos de morte em Jataí por não haver sangue disponível para a transfusão? Cerca de quantos e em quais casos?

Keila (Diretora do Hemocentro): Felizmente, até o presente momento, o Hemocentro Regional de Jataí, conseguiu atender todas as necessidades Hemoterápicas de Jataí e da Região Sudoeste II, garantindo o bem estar dos pacientes que necessitaram.

Já tivemos momentos difíceis em casos importantes de transfusões maciças. Nestes episódios, graças à boa parceria da Hemorrede no Estado de Goiás, fomos sempre assistidos com bolsas de sangue de outras Unidades. Da mesma forma, quando o estoque de sangue de outros Hemocentros não é suficiente, o Hemocentro de Jataí, também envia Hemocomponentes para estas Unidades.

Informações para Contato:

Instituição: Hemocentro Regional de Jataí
Endereço: Rua Joaquim Caetano, esquina com Rua Caçu, S/Nº, Bairro Divino Espírito Santo, Jataí-GO
Fone: 64-3632-8778
e-mail: [email protected]
Horário de Funcionamento: das 7:00 às 18:00 horas
Horário para coleta: 7:00 às 11:00 e das 13:30 às 16:00 horas

Todos nós podemos precisar de uma transfusão de sangue, pode ocorrer em qualquer família, a qualquer momento.

PRATIQUE ESTE ATO DE FÉ E BONDADE.

OBS: Esta matéria foi sugerida pela própria Keila que nos deu a entrevista. Se você também tem alguma ideia ou sugestão de matérias para o nosso site, envie para o e-mail: [email protected]

LEIA +: “REAL MATISMO X SOLIDARIEDADE: Campanha de doação de sangue é realizada por Real Matismo Esporte Clube

 Nayara Borges de L. T. Moraes – Site PaNoRaMa

 

 

2 thoughts on “Doação de Sangue: Pratique este ato de fé e bondade

  1. Eu sou um doador de sangue a muito tempo, sou conhecedor das necessidades e a importância de doar, mas a ultima campnha que foi feita aqui em Mineiros pela prefeitura, eu fui lá doar e me dispensaram porque a fila já estava grande, sai decepcionado.

    1. Boa noite Idalmir,
      Eu sempre colaboro com as coletas de sangue aí na cidade de Mineiros e sempre observei a receptividade do cidadão mineirense quanto a este ato solidário. Estas coletas são promovidas pelos Municípios em parceria com o Hemocentro de Goiás. A equipe da coleta móvel tem compromisso com todo o Estado e por isso, a permanência deles nos munícipios é de, no máximo, dois dias, limitando assim o número de coletas. Mas, se for possível, quando vier a Jataí, compareça ao nosso Hemocentro que iremos atende-lo com muita satisfação. Parabéns pela iniciativa de ser um DOADOR DE SANGUE!!
      Dra. Keila Rejane Guimarães Vilela Diretora Geral do Hemocentro Regional de Jataí

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.