Foi discutido o andamento dos projetos de criação das duas novas universidades a partir do desmembramento da UFG

Na última semana, o Diretor da Regional Jataí da UFG, professor Alessandro Martins, acompanhado pelo vice-diretor, professor Fernando Filgueira e do Coordenador de Administração e Finanças, professor Marcos Wagner Ribeiro, participou em Brasília de diversas atividades relacionadas a assuntos de interesse acadêmico e administrativo e ao processo de emancipação. Estiveram presentes também o Reitor da UFG, professor Orlando Afonso Valle do Amaral, o Pró-Reitor de Graduação, professor Luiz Mello, bem como o Diretor e coordenadores da Regional Catalão da UFG.

Pela manhã, a convite do Reitor da UFG, os professores participaram da reunião da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições de Ensino Federais (ANDIFES). No período vespertino, participaram de audiência com o Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, juntamente com parlamentares da bancada goiana no Congresso Nacional. Na ocasião foram discutidos os encaminhamentos relacionados aos projetos de Lei de transformação das Regionais Jataí e Catalão em universidades federais autônomas. A senadora Lúcia Vânia e os deputados federais Daniel Vilela, Flávia Morais, Jovair Arantes, Marcos Abrão e Pedro Chaves manifestaram integral apoio à criação das novas universidades, propondo ao Ministro que os projetos de Lei sejam encaminhados o mais breve ao Congresso Nacional. O Ministro Mercadante afirmou a todos que os projetos de Lei referentes à criação das duas universidades estão praticamente prontos, faltando apenas alguns pequenos ajustes, e solicitou aos parlamentares apoio para que ajudem a manter na integra os projetos propostos, para que não haja atrasos e impedimentos na tramitação e implantação dos mesmos. Afirmou que são projetos importantes e que, mesmo em um contexto de fortes restrições orçamentárias, o governo mantém seu compromisso com a criação das duas novas universidades.

No período noturno os professores foram recebidos na Secretaria de Educação Superior (SESU), pelo Secretário Jesualdo Pereira Farias e pela Diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (DIFES), Dulce Maria Tristão. Foram informados sobre alguns detalhes que compõe os projetos de Lei como os quantitativos de servidores técnico-administrativos, cargos de direção e funções gratificadas. O professor Alessandro Martins agradeceu o apoio do MEC e informou ao secretário Jesualdo Farias da enorme ansiedade da comunidade acadêmica quanto aos andamentos do processo de criação das universidades e fez uma rápida exposição da situação atual da Regional Jataí:”Temos a compreensão de que a criação da Universidade Federal de Jataí não resolverá de imediato os nossos problemas, porém nos permitirá através do diálogo direto com o Ministério da Educação a busca pela solução dos mesmos”. Informou também que na Regional Jataí estão sendo constituídos Grupos de Trabalhos (GTs) com o objetivo de planejar esta transição, onde estão sendo elaboradas discussões, estudos e propostas para que este processo de emancipação seja realizado de forma mais natural sem grandes impactos e dificuldades.

Por fim, os professores se reuniram com o Diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde, Vinícius Ximenes, para esclarecimentos sobre o andamento do programa Mais Médicos, levando como ponto de pauta o quantitativo de vagas docentes e o aporte financeiro para consolidação da implantação do curso de medicina na Regional Jataí.

Fonte: ASCOM-REJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE