Dicas importantes para você que irá prestar ENEM

Notícias Top Geral

Este ano, a prova será realizada nos dias 8 e 9 de novembro e contará com oito milhões e setecentos mil candidatos que disputarão vagas em 115 instituições de ensino superior públicas por todo o país.

Agora, faltando cerca de duas semanas para a prova muitos começam a entrar em desespero sem saber ao certo o que estudar e quais temas serão de maior relevância que poderão estar nas provas. E, de acordo com os coordenadores dos principais cursinhos pelo país, o correto agora é organizar o cronograma de estudos, priorizando os exercícios e à revisão de matérias que o aluno tenha mais dificuldades. Acrescentam ainda a importância de cumprir os horários estipulados a cada dia para o estudo, ou seja, disciplina é muito importante.

Segundo alguns professores, os erros mais comuns durante a preparação para o ENEM são: não estudar todas as disciplinas, gastar mais tempo com as matérias mais fáceis e se concentrar em temas menos importantes. Dessa forma, a maneira mais adequada de se sintonizar com a prova é refazendo aquelas dos anos anteriores. Além disso, é bastante válido fazer um resumo escrito de tudo o que você estuda, pois é uma forma prática de fixar o conteúdo.

Como atualmente a tecnologia está em qualquer coisa que se faça, não seria diferente com os estudos. Sabendo aproveitar o necessário, é possível criar, por exemplo, grupos de discussão no celular por meio de aplicativos de mensagens para trocar informações. Também, existem simulados que podem ser feitos na internet e que cronometram o tempo de cada um. Além disso, quanto maior for os estímulos audiovisuais que o aluno estiver utilizando para estudar, melhor será a aprendizagem e a fixação, garantem pesquisadores em neurociência.

Por fim, o descanso é essencial. O ser humano consegue manter o foco por cerca de 45 minutos a uma hora, por isso, após este período, deve ser feita uma pausa de 15 minutos com o objetivo de descansar o corpo e a mente.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.